Pós-graduação em Saúde Mental

Esse curso é recomendado para: Profissionais com graduação nas áreas de Saúde, com interesse em aperfeiçoar o conhecimento em Saúde Mental.
Duração:

Duração Total: Início das aulas em breve

Periodicidade:

Módulo I:
Sextas à noite (18-22h): Online
Sábados pela manhã (08-12h): Híbrido
Sábados à tarde (13-18h): 6 encontros Híbrido e 6 Presenciais

Módulo II: nos mesmos dias
e horários do Módulo I
Todo online

Local da Modalidade Híbrida e Presencial:

Campus da UniMAX/Indaiatuba/SP

Carga Horária:

402 horas

Por que escolher este curso de pós-graduação em Saúde Mental, afinal?

A proposta do Programa de Pós graduação em Saúde Mental considera que os Transtornos Mentais tornaram-se problemas de saúde em todo o mundo, especialmente em decorrência das recentes repercussões biopsicossociais da Pandemia de COVID-19.

Os Transtornos Mentais contribuem de forma significativa para a carga de doenças e também geram prejuízos importantes na funcionalidade e qualidade de vida dos indivíduos.

Muitas vezes os pacientes com Transtornos Mentais não conseguem acessar de forma precoce serviços de saúde a fim de minimizar o impacto dos sintomas físicos e psíquicos.

Em decorrência destas evidências faz-se necessário a oferta de capacitação qualificada aos profissionais de saúde para a identificação precoce e oferta de terapêuticas assistenciais integradas, seja na Atenção Primária, bem como nas distintas especialidades e equipes multidisciplinares de saúde.

 

PÚBLICO ALVO:

Profissionais com graduação na área de saúde ou demais cursos de graduação que tenham interesse na área de saúde mental

 

OBJETIVOS GERAL:

Habilitar profissionais com práticas assistenciais em serviços de  saúde para atuarem de forma segura, criteriosa, ética e humana na prevenção, diagnóstico, manejo e tratamento integrado dos transtornos mentais mais prevalentes.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Instrumentalizar o profissional para:

  • Avaliação contextualizada e individualizada em saúde mental;
  • Identificação dos principais Transtornos Mentais e a etiologia multifatorial relacionada aos diagnósticos psiquiátricos;
  • Identificação precoce dos Transtornos Mentais possibilitando a oferta de terapêuticas assistenciais integradas e com respaldo científico;
  • Aprender os princípios básicos do Tratamento de primeira linha dos principais psicofármacos integrando com abordagens de psicoterapia e com as medidas de promoção de saúde e bem-estar.

 

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS:

  • Utilização de Metodologias Ativas de Ensino com o uso de estratégias que favorecem o engajamento e a aprendizagem significativa dos participantes;
  • Ensino baseado em Casos clínicos, com integração teórico-prática
  • Participação ativa dos alunos com discussão das distintas temáticas através do Team Based Learning (TBL)
  • Entrevistas Simuladas com o objetivo de favorecer a aprendizagem de anamnese integrada dos principais Transtornos Mentais Comuns (TMC) e posterior discussão com os facilitadores/especialistas
  • Fóruns de Debates de Artigos Científicos

 

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS:

  • Corpo docente extremamente qualificado, composto por Professores/Pesquisadores dos melhores Cursos de Pós- graduação em Saúde Mental do país (USP, UFRGS, UNIFESP), associados aos profissionais do Grupo UniEduK com qualificação específica em áreas de conhecimento de saúde mental;
  • Ensino baseado em Metodologias Ativas com utilização de entrevistas simuladas, discussões dinâmicas e interativas dos participantes através de casos clínicos (Team Based Learning)
  • Estrutura do Curso dividida em Módulo de Fundamentos Básicos de Saúde Mental (12 meses) e Módulo de Fundamentos Avançados de Saúde Mental (6 meses)

 

OUTROS DIFERENCIAIS:

  • Seleção de conteúdos relevantes de Saúde Mental relacionados aos atuais desafios das práticas assistenciais públicas e privadas
  • Ambiente virtual de aprendizagem moderno, interativo e intuitivo;
  • Atualização das Abordagens Terapêuticas Interdisciplinares em Saúde Mental
  • Incentivo às abordagens de prevenção e de monitoramento por meio de ferramentas digitais;
  • Estímulo e apoio à participação em processo seletivo para bolsas de mestrado e doutorado em Programas de Pós-Graduação das Universidades Apoiadoras (UniEduK e Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), USP, UFRGS, UNIFESP).

Módulos

MÓDULO I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DA SAÚDE MENTAL (12 MESES)
  • DISCIPLINA I: Relação Profissional de Saúde-Paciente e Avaliação em Saúde Mental: modelo on-line – sexta das 18h às 22h;
  1. Desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida: do nascimento a terceira idade.
  2. Funcionamento mental: mecanismos de defesa, transferência/ contratransferência, empatia, compaixão
  3. O desenvolvimento da neurobiologia cerebral
  4. Exame do Estado Mental
  5. Entrevista Motivacional
  6. Triagem em saúde mental: O uso racional de escalas
  7. Peculiaridades da avaliação em saúde mental na Atenção Primária a Saúde
  8. Peculiaridades da avaliação em saúde mental no Nível Assistencial Secundário: Ambulatórios e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
  9. Peculiaridades da Avaliação em Saúde Mental no Nível Assistencial Terciário: Hospital Geral
  10. Soluções digitais na avaliação em saúde mental
  11. Situações extremas: Como dar má notícias e lidar com demandas inapropriadas do paciente (os protocolos SPIKES e FAVER na pratica de saúde mental)
  12. Avaliação em situações de risco: do risco de auto e heteroagressão ao risco de suicídio
  • DISCIPLINA II: Os Transtornos Mentais nos três níveis de atenção à saúde: modelo híbrido (escolha do aluno por participar remotamente ou presencialmente) – Sábados das 8 às 12h;
  1. Aspectos essenciais da psicopatologia moderna para o profissional de saúde.
  2. Psiquiatria do Desenvolvimento
  3. Articulação e Integralização da Saúde Mental nos diferentes níveis assistenciais de saúde pública
  4. Transtornos de Ansiedade (Fobias, TAG, TOC, Síndrome do Pânico)
  5. Transtornos Depressivos
  6. Transtorno de Humor Bipolar
  7. Insônia e outras alterações do sono
  8. Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
  9. Transtornos mais prevalentes por Uso de Substâncias Psicoativas
  10. Transtornos Alimentares
  11. Transtornos de Somatização e Transtornos Conversivos/Dissociativos
  12. Transtornos Mentais na Emergência Psiquiátrica
  • DISCIPLINA III: Terapêuticas Integradas nos três níveis de atenção à saúde: modelo misto: 6 encontros no modelo híbrido e 6 encontros Presenciais: Entrevistas simuladas – Sábados das 13h30 às 17h30
  1. O essencial da psicofarmacologia para o não especialista
  2. Soluções Terapêuticas digitais em Saúde Mental
  3. Modelos de Abordagem Psicossocial possíveis no SUS
  4. Intervenções terapêuticas nos Transtornos de Ansiedade (Fobias, TAG, TOC, Síndrome do Pânico)
  5. Intervenções terapêuticas nos Transtornos Depressivos
  6. Intervenções terapêuticas nos Transtorno de Humor Bipolar
  7. Intervenções terapêuticas na Insônia e nas outras alterações do sono
  8. Intervenções terapêuticas na Esquizofrenia e nos demais Transtornos Psicóticos
  9. Intervenções terapêuticas nos Transtornos por Uso de Substâncias Psicoativas
  10. Intervenções Terapêuticas nos Transtornos Alimentares
  11. Intervenções terapêuticas nos Transtornos de Somatização e Transtornos Conversivos/Dissociativos
  12. Intervenções Terapêuticas nas Emergências Psiquiátricas
MÓDULO II - FUNDAMENTOS AVANÇADOS DA SAÚDE MENTAL (6 MESES)

O Módulo II é composto pela escolha, por parte do aluno, de duas opções dentre as áreas de conhecimento abaixo, que deverão ser realizados durante 6 meses (sendo 3 meses para cada área de conhecimento escolhida):

  • Saúde mental na Infância e Adolescência: TDAH, Transtorno do Espectro Autista, Depressão na Adolescência e Comportamento Auto-lesivo e Suicida;
  • Saúde Mental na Terceira Idade: Declínio Cognitivo Leve e Transtornos Demenciais;
  • Técnicas de Psicoterapia: Princípios gerais de Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Interpessoal, Psicoterapia de Orientação Analítica Breve;
  • Psiquiatria Integrativa: Promoção de Saúde e Bem-Estar e Medidas de Prevenção de Saúde Mental;
  • Desafios e peculiaridades da saúde mental na Atenção Primária de Saúde e o trabalho interdisciplinar em Saúde Mental e;
  • Princípios Teóricos e Práticos Telepsiquiatria.

Coordenadores

Docentes

Prof. Luís Augusto Rohde

Professor Titular de Psiquiatria da UFRGS e da Pós-Graduação em Psiquiatria da USP. Pesquisador Nível 1A do CNPQ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação do TDAH do Hospital de Clínicas (UFRGS). Vice Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM);

Profa. Márcia Acevedo Coutinho

Médica Psiquiatra e Especialização em Psiquiatria pela PUCRS. Mestre em Clínica Médica pela PUCRS. Curso de Especialização em Educação Médica (Metodologia Ativa/UNIEDUK). Curso de Especialização em Bases da Saúde Integrativa/Albert Einstein. Docente e Preceptora do Curso de Medicina Unimax, Psiquiatra CAPS AD III Indaiatuba/SP;

Prof. Eurípedes C. Miguel

Professor Titular, Vice-Chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Professor Associado Adjunto do Child Study CenterYale Medical School. Membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD). Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM);

Prof. Paulo Rossi Menezes

Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental Populacional da Universidade de São Paulo. Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Vasta experiência em assistência e pesquisa na Área de Saúde Coletiva, com Ênfase em Transtornos Mentais Comuns na AP, Psicoses e Transtornos Mentais na Terceira Idade;

Prof. Jair Mari

Doutorado pelo Instituto de Psiquiatria do Kings College e Pós-Doutorado em Clinical Epidemiology pela Universidade Mc Master/Canadá.  Chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Listado entre os 7 psiquiatras do Brasil que estão entre os 100 mil mais influentes do mundo. Membro honorário e chefe da secção de saúde mental das populações urbanas pela Psychiatric Association;

Prof. William Augusto Araújo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Médico Psiquiatra pelo SUS-SP (HAOC – Indaiatuba/SP). Professor do Corpo de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX/Indaiatuba/SP). Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação Médica e em Saúde (Ênfase em Metodologias Ativas);

Profa. Michele de Oliveira Gonzales

Graduação pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina ABC. Título de especialista pela ABP. Atua como médica psiquiatra voluntária do Ambulim (IPq-HC-FMUSP). Docente do Curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX/Indaiatuba/SP. Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação Médica e em Saúde (Ênfase em Metodologias Ativas);

Profa. Mychele Capellini Moris Taguchi

Graduada em Psicologia pela UNESP. Curso de Formação em Psicologia Hospitalar pela UEL. Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar pela FAMEMA. Especialização em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica pela UFSCar. Mestre em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Experiência como docente em Graduação de Psicologia. Docente nos Cursos de Psicologia do Grupo UniEduK (UniMAX/Indaiatuba/SP) e da Faculdade Anhanguera/Indaiatuba/SP. Coordenadora do CAPS AD III Indaiatuba/SP.

Prof. Luiz David Finotti Carrijo

Médico graduado pela Universidade Federal de Uberlândia. Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação Médica e em Saúde (Ênfase Metodologias Ativas). Coordenador e Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da Fundação Leonor de Barros Camargo (HAOC). Professor Gestor do Internato de Saúde Mental da Faculdade de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX/ Indaiatuba/SP). Diretor de Saúde Mental na Secretaria de Saúde de Indaiatuba/SP. Presta assistência em Saúde Mental no CAPS II (Indaiatuba/SP).

Prof. Pedro Fukutti

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo, USP (2014), Residência Médica em Psiquiatria, Instituto de Psiquiatria- USP (2016-2019). Médico Preceptor de Graduação do Departamento de Psiquiatria FMUSP (2019-2020) e da Residência Médica em Psiquiatria do IPQ-FMUSP. Docente (2020-2021). Docente desde 2021 da Enfase de Saúde Mental (Ciclo 2) da Faculdade de Medicina Unimax (Grupo UNIEDUK).

Prof. Maurício Kunz

Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria de Ciências do Comportamento da UFRGS ( Nota 7 da CAPES). Experiência Clínica, de Ensino e Pesquisa nas áreas de Transtornos de Humor e Psicogeriatria com ênfase em psicofarmacologia de Consultoria Psiquiátrica e atualmente é Chefe do Serviço de Psiquiatria do HCPA.

Prof. Daniel Graça Fatori de Sá

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008), Especialização em Terapias Cognitivas (IPQ do HC/FMUSP – 2015), Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade presbiteriana Mackenzie -2010), Doutor em Psiquiatria pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atua na área de pesquisa de saúde mental de diversas populações, com ênfase em estudos epidemiológicos, ensaios clínicos, uso de tecnologia para coleta de dados e entrega de intervenções, assim como ciência de implementação. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica do HC-FMUSP e Orientador do PPG em Psiquiatria da FMUSP. Ganhador do Prêmio Abril DASA 2018 de Inovação Médica na Medicina Social.

Profa. Carolina Blaya Dreher

Graduação em Medicina (2000) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialização em Psiquiatria (2003) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Mestrado (2005), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2011) em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fellow de Pesquisa no Massachusetts General Hospital (Boston, USA, 2007) e na Universidade de Leiden (Holanda, 2011). Atualmente é professora adjunta de psiquiatria da UFCSPA e da UFRGS. Pesquisadora do HCPA. Preceptora da Residência em Psiquiatria da UFCSPA) no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e também preceptora da residência de psiquiatria no HCPA. Coordenadora do Ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental e preceptora do Ambulatório de Ansiedade do HCPA. Co-autora de mais de 50 artigos, com ênfase em Ansiedade, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapias, genética, transtorno do pânico, terapia cognitivo-comportamental e transtornos fóbicos.

Prof. Rodolfo Furlan Damiano

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil (2017). Residência Médica em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo/USP (2021). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP – 2023). Preceptor da Residência em Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). Tutor do quarto ano da Escola de Medicina da USP. Pesquisador nas áreas de Saúde Mental, COVID-19, Suicídio, Educação Médica e Espiritualidade.

Prof. André Russowsky Brunoni

Professor Associado 3 da Faculdade de Medicina da USP. Chefe do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação e Co-Diretor do Serviço de ECT do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Membro do Comitê de Inovação do HC-FMUSP (INOVAHC). Orientador Pleno dos PPGs de Ciências Médicas e de Psiquiatria da FMUSP. Apontado pelo Web of Science/Clarivate Analytics como um dos pesquisadores mais citados do mundo nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022. Possui mais de 365 artigos publicados em revistas indexadas, com mais de 15400 citações e índice H de 57. Têm periódicos de destaque, como New England Journal of Medicine, JAMA Psychiatry, Molecular Psychiatry, Lancet Psychiatry e American Journal of Psychiatry. Possui extensa rede internacional de colaboradores, destacando-se polos nas Universidades de Harvard, Universidade Oxford, Universidade de Munique, Universidade de New South Wales, Universidade de Toronto, UTHealth no Texas, Universidade Ghent e Universidade de Coimbra. MBA em andamento (2021-2022) pela USP/Esalq. Livre-Docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2017). Newton Advanced Fellowship, com parceria com a Universidade Oxford (2021-2023). Professor visitante da Universidade de Munique (04-2017/10-2018) com bolsa de pesquisador experiente da CAPES/Fundação Alexander Von Humboldt. Doutorado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP ( 2010-2012), com Doutorado Sanduíche na Harvard Medical School (Biston, USA). Graduação em Medicina (2004), Residências em Clínica Médica (2005-2007) e Psiquiatria (2007-2010) pela Faculdade de Medicina da USP. Linhas de investigação: depressão e transtornos do humor, neuromodulação não-invasiva no tratamento dos transtornos mentais.

Prof. Ricardo Alberto Moreno

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981). Residência Médica em Psiquiatria HC-USP (1984). Doutorado em Medicina HC-USP (1996). Médico Assistente contratado pelo IPq HCFMUSP desde 1996. Fundou em 1983 o Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (PROGRUDA) o qual dirige até hoje. Professor Pleno do Programa de Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP desde 1996. Foi Diretor Presidente do Centro de Estudos Instituto de Psiquiatria do IPq HC FMUSP (2013-2019). Atua na assistência, ensino e pesquisa em Psiquiatria, com especialização em Transtornos do Humor (depressão e Transtorno Bipolar). Desde 1986 o foco do trabalho tem sido na clínica, neurobiologia dos Transtornos de Humor (Transtorno Depressivo e Transtorno Bipolar), tratamento que incluem psicofarmacologia de drogas antidepressivas e estabilizadores de humor.

Prof. Dalva Lucia Rollemberg Poyares

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Livre Docência pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Professora Adjunta do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora-docente da Associação Fundo Incentivo a Pesquisa. Pós-doutorado na Universidade de Stanford (1999-2001). Título de especialista pela Sociedade Americana de Medicina do Sono, EUA (Sleep Medicine Board, American Association of Sleep Medicine, 2001). Foi presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono e é membro da diretoria da World Sleep Society. Revisora de mais de 45 periódicos indexados.

Prof. Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2004). Residência em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP – 2007). Especialização em Psicoterapia pela EPM/UNIFESP (2008). Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da EPM/UNIFESP (2014) e contemplado com o Prêmio Capes de Tese na área Medicina II em 2015. Coordenador do Programa de Esquizofrenia da EPM/UNIFESP (PROESQ) e Orientador Credenciado pela Pós Graduação do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP. Professor Adjunto e Vice-Chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP. Coordenador da Área de Psicopatologia do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento. Pesquisador do Laboratório de Neurociências Integrativas do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP. Coordenador Nacional do estudo PUMAS (Populations Underrepresented in Mental Ilness Association Studies), projeto multicêntrico internacional para investigar os efeitos da diversidade étnica na genética dos transtornos mentais graves.

Profa. Maria Lucrécia Scherer Zavaschi

Graduação em Medicina pela UFRGS (1972). Residência Médica HCPA/UFRGS (1975). Especialização em Child Psychiatry Research Fellow no Mount Sinai Hospital (1978). Especialização em Psicanálise pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (1985). Especialização em Psicanálise de Crianças e Adolescentes (1999). Mestrado em Ciências Médicas/Psiquiatria, UFRGS (2002). Doutorado em Ciências Médicas/Psiquiatria, UFRGS (2014). Experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

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