Agende uma visita!


    UniFAJUniMAXFAAGROH

    Este programa está relacionado a ODS

    Contato: tom.renata@unieduk.com.br

    TOM não é uma sigla. TOM, em si, não significa algo específico e, no fim do dia, significa tudo para o Grupo UniEduK. Afinal de contas, TOM é o tom da voz, o tom da cor, o tom da música, o tom da conversa.

    TOM se institucionalizou como um departamento dentro do Grupo em 2016, com a finalidade de abraçar os projetos socioculturais que permeavam as disciplinas dos cursos.

    TOM, agora em 2021, abraçou todo o Grupo UniEduK com o objetivo de introduzir e inserir, nas mais diversas frentes do Grupo, a perspectiva de analisar a nossa atuação com a visão sociocultural e ambiental, considerando um conceito muito falado nos últimos tempos: ESG (Environmental Social Governance).

    Portanto, o TOM atua com duas frentes: institucional e acadêmica. Ambas com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU em 2015.

    Saiba mais

    TOM Acadêmico

    O TOM Acadêmico tem como objetivo acompanhar, promover e apoiar a temática sociocultural e ambiental de forma transversal, integrando diferentes áreas do conhecimento para que os alunos desenvolvam uma perspectiva abrangente sobre a sustentabilidade com capacidade de estabelecer conexões com sua área de formação. 

     

    O Grupo UniEduK trabalha com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos Planos de Ensino das disciplinas o vínculo das temáticas das aulas com os ODS. Em 2021 foram implantados os Comitês Norteadores dos ODS, que são pontos focais e para que a comunidade acadêmica (alunos, alumni, gestores, professores), de forma interdisciplinar, trabalhe durante 1 semestre no desenvolvimento de projetos socioculturais e ambientais (artigos científicos, ações com ONGs, entre outros).

     

    Os Comitês estão divididos em 3 grandes áreas: 

    • Comitê de Direitos Humanos e Trabalho, que trabalha com os seis primeiros princípios do Pacto Global: respeitar e proteger os direitos humanos; impedir violações de direitos humanos; apoiar a liberdade de associação no trabalho; abolir o trabalho forçado; abolir o trabalho infantil; eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.
    • Comitê de Meio Ambiente, que atua no apoio de uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; promoção da responsabilidade ambiental; encorajamento no uso de tecnologias que não agridem o meio ambiente. 
    • Comitê de Anticorrupção, no princípio de combate a corrupção em todas as suas formas inclusive extorsão e propina.

     

    Os Comitês Norteadores dos ODS permeiam o semestre e um novo edital para inscrição sairá no início do 2º semestre de 2021.

    TOM Institucional

    O TOM Institucional atua na promoção, apoio e acompanhamento de atividades institucionais que formam o perfil social e ambientalmente responsável do Grupo UniEduK. Isso se dá por meio do relacionamento e conexão de parceiros externos relevantes na atuação de temáticas socioculturais e ambientais com o público interno. 

     

    Nesse sentido, o TOM Institucional mantém contato com instituições como:

    • Pacto Global Rede Brasil, iniciativa da ONU para gerenciar a aplicabilidade e adesão das ODS e é considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo;
    • O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que fomenta soluções que geram impacto social positivo, duradouro e de grande alcance;
    • A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) que cultiva o Selo de Responsabilidade Social, renovado anualmente. 

     

    Além disso, o TOM Institucional fomenta parcerias com organizações sociais (ONGs e OSCs) nas regiões das instituições do Grupo UniEduK: Indaiatuba/SP, Jaguariúna/SP e Holambra/SP para o desenvolvimento de projetos dos cursos, onde os alunos têm a oportunidade de colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e atuarem como agentes transformadores da sociedade.

    O que são ODS?

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para 193 líderes mundiais. 

     

    São 17 objetivos, integrados e indivisíveis, somando 169 metas, que formam um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil com o intuito de assegurar direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre outros desafios para mudança da nossa sociedade de forma global e ações locais. 

     

    O Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX e FAAGROH) está engajado, incentiva, promove e acredita nessa pauta como um dos pilares do ensino baseado em problemáticas reais que há anos desenvolve com seus alunos e toda comunidade. Além disso, a UniFAJ e FAAGROH são signatárias da Agenda 2030 que propõem as ODS, enquanto a UniMAX está em processo de assinatura e adesão formal de tal Agenda. 

     

    Relatórios Socioculturais

    A atuação sociocultural e ambiental do Grupo UniEduK é relevante há alguns anos e, desde 2013, consolidamos nossas atuações locais durante o ano em Relatórios Socioculturais, confira aqui:

     

    "Após conversar e ser acolhida gestora do curso de Pedagogia à época, não tive dúvidas: o curso era inteiramente presencial, contava com um quadro de professoras(es) doutoras(es) extremamente qualificados e tinha um projeto político-pedagógico e uma grade curricular excelentes”

    Paula Renata Vianna de Souza, Alumni de Pedagogia

    “O corpo docente é maravilhoso, sempre aprendemos o conteúdo técnico. Também sempre fui uma aluna que interagia e quis buscar o meu melhor. Sou muito grata. Sem a casa [UniFAJ], eu não teria todo esse conhecimento técnico para chegar onde cheguei”

    Marina Hayar Del Ponte, Alumni de Medicina Veterinária da UniFAJ

    “[Escolhi a UniFAJ], por causa do corpo docente muito especializado e pela proximidade com a minha residência”

    Janini de Oliveira Dias da Silva, Alumni de Arquitetura e Urbanismo

    “Até o momento, a graduação me trouxe discernimento do funcionamento do direito e do judiciário que sim, me traz a clareza dos direitos que temos e a forma correta a ser tratado diversos assuntos que foram objetos da minha campanha”

    Ana Paula Espina (vereadora), Aluna de Direito

    “Minha formação me deu alicerce e motivação para acreditar que algo poderia ser feito de forma diferente, de forma mais eficaz e eficiente”

    Francisco Campos (vereador), Alumni de Administração

    “Meu curso foi fundamental na campanha para o planejamento estratégico, gestão de pessoas e conflitos, além disso o Pitch para vender minhas propostas e ideias para as pessoas também foi muito pontual”

    Ton Proêncio (vereador), Alumni de Administração

    “Minha esposa, minhas duas filhas e eu, somos ex-alunos da UniFAJ. Várias gerações utilizando-se dos conhecimentos desse tão importante TEMPLO DE ENSINO”

    Claudinho Cassiani (vereador), Alumni de Turismo

    “Minha irmã cursou Medicina Veterinária na UniMAX e sempre me falou coisas muito boas dela, então, [a IES] se tornou minha primeira opção por causa disso, além de conseguir ficar perto da minha família, meu porto seguro”

    Daynara Batista de Oliveira, Aluna de Enfermagem

    “Tudo que a UniFaj me proporcionou enquanto aluna, foi essencial para o meu avanço”

    Camila de Souza Segalotti, Alumni de Direito

    “Logo no primeiro semestre eu tive certeza de quão acertada foi a minha escolha com relação ao curso e à instituição. Em nenhum momento tive dúvidas a respeito. Desde as primeiras aulas, todos os professores foram super atenciosos e a qualidade do ensino sempre foi excelente”

    Polyana de Oliveira Iricevolto, Alumni de Farmácia

    “A decisão de escolher a UniFAJ foi por causa da grade de ensino, horário de aula compatível com o meu tempo, já que também trabalhava. E outro ponto fundamental foram os locais de estágio, porque teria a oportunidade de estudar nos principais centros de saúde como Unicamp, hospital Municipal Dr. Mario Gatti, principais Unidades básicas de saúde de Campinas, Jaguariúna e região”

    Daiana Daniela de Freitas Medeiros, Alumni de Enfermagem

    “Vejo que tudo que aprendi me deu mais aquela confiança que eu precisava para me reconhecer como alguém capaz”

    Raquel Medeiros Pereira, Alumni de Farmácia

    “Eu aprendi muitas coisas durante o meu curso e isso me trouxe mais tranquilidade neste meu início. O apoio dos professores foi muito importante, as características de cada professor que eu observava e admirava, me ajudaram a tomar decisões e a definir o meu perfil como professora”

    Kelly Domingues dos Santos, Alumni de Pedagogia

    “Por ser um curso voltado para o empresarial, em várias matérias são apresentadas ferramentas para alcançar objetivos da empresa, questão de valores e através de explicações e experiências vivenciadas pelos professores, é possível ver que muita coisa pode ser usada na nossa vida pessoal, traçar nossas metas e objetivos e como alcançar isso”

    Nathalia Zanardi, Alumni de Gestão de Recursos Humanos

    “Eu tive a oportunidade de fazer estágios maravilhosos, principalmente, na área hospitalar. Sair formada com uma experiência que muitas faculdades não fornecem, como estar direto e durante várias horas dentro de uma UTI, me deu muitas oportunidades”

    Fernanda Carvalho de Almeida, Alumni de Fisioterapia

    “Aqui, você tem aulas práticas, professores capacitados e que sempre vão estar ao seu lado te apoiando, principalmente, para realizar projetos e artigos científicos. A faculdade tem estrutura para isso, então aproveite, assim como eu”

    Aline Isabela Bueno, Alumni de Fisioterapia

    “Tive professores que foram MENTORES, que não ‘largavam’ os alunos, tínhamos relacionamento com eles, a ajuda deles, a empatia deles... e isso nos faz ter tesão em estudar, em fazer os trabalhos, em tirar boas notas”

    Anna Luisa Benedetti Moreira, Alumni de Marketing

    “Na universidade que eu estudava em Campinas, fui submetido ao ensino tradicional, condicionado a decorar conteúdos e estudar para as provas, porém quando fui para o UniEduK e me deparei com o ensino ativo, pude compreender o leque de possibilidades que eu poderia explorar na Enfermagem e foi então que decidi que eu queria me tornar professor”

    Matheus Andrade Ruas, Alumni de Enfermagem

    “O papel dos docentes na minha formação foi essencial para que eu pudesse estar onde estou hoje”

    Laura Bizon Gomes, Alumni de Enfermagem

    “Sou muito grata de ter feito parte da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ, e tenho certeza que as próximas gerações sempre serão muito bem acolhidas”

    Julia Moralles Alves Bergo, Alumni de Arquitetura e Urbanismo

    “A UniFAJ sempre se mostrou aberta a inovações e conectada com a aprendizagem de forma enriquecedora, com um corpo docente que fizesse a diferença na formação dos futuros profissionais do curso. Dessa forma, minha escolha não poderia ser de outra instituição”

    Julia Moralles Alves Bergo, Alumni de Arquitetura e Urbanismo

    Skip to content