Alunas de Medicina Veterinária apresentam resumo científico na Paraíba
– Publicado em 05/04/16-
Estudo sobre Giardia em jabuti é tema de trabalho apresentado
no Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil
As estudantes Ketlen Jaqueline Galdini e Stephany Dias Correa, do 5º semestre de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck, estão comemorando mais uma conquista: apresentaram o trabalho “Giardia em Jabuti” no 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba.
No resumo, as alunas fizeram um relato de caso com uma jabuti que apresentava sinais clínicos da giardíase. Por meio de exames específicos, o animal foi diagnosticado com a doença e tratado até sua melhora. O projeto já havia recebido um importante reconhecimento com a 1ª colocação no ENIC (Encontro de Iniciação Científica) 2015, o que encorajou as estudantes a participarem do congresso no nordeste.
“Fomos muito incentivadas pela coordenação do nosso curso e por isso nos inscrevemos no Congresso. Essa oportunidade foi de extremo aprendizado e estimulo para nós e nossos colegas, acreditando em nosso crescimento profissional e também no da instituição”, conta Stephany.
A apresentação do projeto no Congresso ocorreu nos dias 17 e 18 de março. “Essa foi uma grande conquista e percebemos que não há barreiras quando queremos alcançar algum objetivo. Para mim, a oportunidade abriu portas sobre qual área seguir dentro da Medicina Veterinária”, conta Jaqueline.
Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, essa conquista só pode ser comemorada pelo perfil da graduação na Max Planck, que prepara o aluno para diferentes áreas, inclusive a pesquisa científica. “Os estudantes são estimulados a desenvolver o espírito investigativo, crítico e reflexivo. Além disso, esse tipo de vivência permite atualização do conhecimento, troca de experiências, aumento da rede de relacionamentos”, finaliza a coordenadora.