Alunos de pedagogia refletem sobre a construção e identidade da profissão docente na disciplina de integração profissional
Alunos do curso de Pedagogia da FAJ fecharam o último semestre com uma ampla e profunda reflexão sobre “Como nos tornamos Professores ?” na disciplina de Integração Profissional.
Ao perpassar a reflexão e análise da profissão docente por todas as disciplinas do curso, que contribuíram para o desenvolvimento de uma reflexão prática e profissional sobre a construção da identidade e da profissão de professor, em seus âmbitos profissionais, sociais, culturais, pessoais e políticos, os alunos do Curso de Pedagogia dedicaram todo o semestre para elucidar e investigar o papel social e político –no sentido de participação e papel social – do Professor.
Foi abordada sua presença histórica na constituições das sociedades – na disciplina de História da Educação – dentro de uma reflexão filosófica de sua presença na vida e na formação humana dos que compõe nossa sociedade – contribuições de Bases Filosóficas da Educação.
Técnicas de entrevistas e registros foram estudados nas aulas de Leitura e Produção de textos. O desenvolvimento da autonomia e a contribuição do professor nesse processo foi enfocada pela disciplina Bases Psicológicas da Educação. Os estudos de Didática e Organização do Trabalho Pedagógico enfocaram o quanto de planejamento e preparo são necessários para essa profissão.
No evento de apresentação dos trabalhos dos grupos de alunos, alguns convidaram professores que marcaram suas vidas nas salas de aulas pelas quais percorreram, sendo esses homenageados pela classe.
Portanto, como forma de encontrar a própria identidade, espelhada em sua experiência pretérita como alunos da Educação Básica, os alunos puderam sentir de maneira vívida o quanto um professor pode marcar uma vida, tendo essa consciência em sua atuação docente futura.