A imagem mostra os alunos durante a aula de Lean Board Game

Engenharia de Produção utiliza Lean Board Game para refinar técnicas de produtividade

No Lean Board Game, os alunos do curso podem aprender mais sobre a produtividade e eliminação de desperdícios em indústrias

Com o objetivo de abordar de uma forma mais profunda os conceitos de produtividade e a gestão de desperdícios, o curso de Engenharia de Produção apresenta o Lean Board Game. Os alunos do sétimo semestre utilizaram o material pedagógico em uma aula prática da disciplina Técnicas de Qualidade e Produtividade.

O material do Lean Board Game é baseado em uma dinâmica que proporciona aos alunos uma forma prática e intuitiva de conhecer as ferramentas que formam o Lean Manufacturing, conceito de eliminação de desperdícios aplicado em todas as indústrias.

Além disso, o jogo é baseado na metodologia PBL (Problem Based Learning) que promove o aprendizado por meio da resolução de problemas. Nas situações apresentadas, os alunos são desafiados a melhorar o desempenho de uma fábrica identificando gargalos, restrições e desperdícios, propondo e implementando melhorias nos processos.

De acordo com o gestor acadêmico do curso, professor Sílvio Cavallari, a utilização do Lean Board Game é um diferencial do curso e prepara os estudantes para o mercado de trabalho. “Esse recurso é utilizado pelas empresas na preparação de seus funcionários sobre os conceitos Lean, e nossos alunos já são formados nessa imersão de conhecimento prático”, explica o docente.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Um dos motivos é porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo