A imagem mostra os alunos durante a aula de Lean Board Game

Engenharia de Produção utiliza Lean Board Game para refinar técnicas de produtividade

No Lean Board Game, os alunos do curso podem aprender mais sobre a produtividade e eliminação de desperdícios em indústrias

Com o objetivo de abordar de uma forma mais profunda os conceitos de produtividade e a gestão de desperdícios, o curso de Engenharia de Produção apresenta o Lean Board Game. Os alunos do sétimo semestre utilizaram o material pedagógico em uma aula prática da disciplina Técnicas de Qualidade e Produtividade.

O material do Lean Board Game é baseado em uma dinâmica que proporciona aos alunos uma forma prática e intuitiva de conhecer as ferramentas que formam o Lean Manufacturing, conceito de eliminação de desperdícios aplicado em todas as indústrias.

Além disso, o jogo é baseado na metodologia PBL (Problem Based Learning) que promove o aprendizado por meio da resolução de problemas. Nas situações apresentadas, os alunos são desafiados a melhorar o desempenho de uma fábrica identificando gargalos, restrições e desperdícios, propondo e implementando melhorias nos processos.

De acordo com o gestor acadêmico do curso, professor Sílvio Cavallari, a utilização do Lean Board Game é um diferencial do curso e prepara os estudantes para o mercado de trabalho. “Esse recurso é utilizado pelas empresas na preparação de seus funcionários sobre os conceitos Lean, e nossos alunos já são formados nessa imersão de conhecimento prático”, explica o docente.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Um dos motivos é porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!