Pedagogia participa de evento do Ciaspe
Estudantes assistiram palestras sobre as práticas da inclusão na escola
Os alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck participaram, no dia 2 de setembro, da 1ª Semana de Inclusão de Indaiatuba, realizada no Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais), que contou com apresentação musical e palestras.
A música ficou por conta da escola Cantare. As palestras tiveram como tema Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual na Escola e cada uma foi realizada com uma abordagem diferente. A psicopedagoga Cecília Vicente Mezzalina da Rocha abordou a educação musical inclusiva, enquanto a professora Rosa Metzger dos Santos, presidente do Ciaspe, e a professora convidada Windyz Ferreira, focaram sua palestra nas metodologias pedagógicas inclusivas.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Suzana Frittelli Bruno , a experiência foi muito positiva para os estudantes. “Essa prática é uma oportunidade de conhecerem e vivenciarem a realidade da inclusão, pois precisamos preparar os futuros pedagogos para essa habilidade, que muito contribuirá em suas carreiras”, explica a coordenadora.
Fundado em 2003, o Ciaspe é uma organização sem fins lucrativos. A ONG, formada por um grupo de pais e voluntários, oferece ajuda às pessoas com necessidades especiais e realizou, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, a 1ª Semana de Inclusão de Indaiatuba, que contou com palestras, oficinas e apresentações.