Recursos Humanos realiza treinamento para alunos do CAMPI
Atividade, que integra as ações do NUCEMP, ajuda os adolescentes na inserção social via trabalho
Por Giovana Nava
A participação da Faculdade Max Planck em ações externas vem crescendo cada vez mais. Dessa vez, a integração ocorre com os alunos da graduação em Recursos Humanos, que, através do NUCEMP (Núcleo de Empregabilidade) estão realizando um treinamento para os adolescentes que integram o CAMPI (Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba).
De acordo com a coordenadora do curso de Recursos Humanos, professora Mylene Dias Rezende, o objetivo desse trabalho é preparar os alunos do CAMPI para o mundo do trabalho, conhecendo o funcionamento de uma empresa, relações hierárquicas, relacionamento no trabalho, etiqueta profissional, entre outros. “Além disso, permite que os nossos estudantes tenham experiência prática na condução de grupos, competência fundamental na formação deles”, explica a coordenadora, que ressalta que a parceria tem dado certo e que os alunos concluíram recentemente a sexta turma.
O Programa é composto por cinco encontros, que acontecem uma vez por semana e têm duas horas de duração. Os temas são discutidos e praticados através de exercícios e dinâmicas em grupo. Antes de cada encontro os responsáveis pela condução dos grupos se reúnem para supervisão realizada por Pablina Valim, aluna do 4º semestre e monitora do NUCEMP, em conjunto com a professora Mylene.
Para Rosana Nava, aluna do 2º semestre do curso, o trabalho no CAMPI é muito produtivo. “Os adolescentes são participativos e querem conhecer sempre mais. É muito bom ver aqueles olhos brilhando a cada descoberta” diz. Dayane Dalaqua, acadêmica do 4º semestre, que está no projeto desde o início do ano, diz que sentirá saudade. “Eu me formo no final do ano e sentirei falta deles. Com certeza irei visita-los futuramente”, conclui.
O projeto NUCEMP integra as ações do curso de Recursos Humanos da Faculdade Max Planck e tem como objetivo atender ONGs, alunos e comunidade de Indaiatuba e região, capacitando cidadãos para crescimento profissional e formação de carreira.
O CAMPI é uma ONG de apoio à aprendizagem e tem como objetivo capacitar adolescentes de 14 a 17 anos, que frequentem o Ensino Médio em escolas públicas, para o mercado de trabalho por intermédio de treinamentos, estágios e outras atividades.