Logística EAD: saiba como funciona essa graduação

Quer se formar em logística, mas não sabe como funciona o tecnólogo EAD? Então, conheça a graduação que pode ser a escolha perfeita para você. 

Existem muitos cursos superiores, mas você sabia que você pode se formar em 2 anos? Pensando nisso, preparamos um post para você ficar por dentro de tudo sobre essa graduação!

Curso Tecnólogo – EAD

Primeiramente, os cursos tecnólogos lhe permitem concluir uma faculdade e obter um diploma de nível superior. É muito confundida com os cursos de nível técnico, porém se trata de uma graduação tecnológica de nível superior, com os mesmos direitos e deveres dos bacharéis. 

Os cursos são focados no mercado de trabalho com o intuito de preparar o estudante para ocupar cargos de coordenação, supervisão e gestão. Sua duração média é de 2 a 3 anos, podendo ser de modalidade online, semipresencial e presencial.

Vantagens do curso tecnólogo EAD

  • Tempo de duração menor: Em apenas 4,5 ou 6 semestres, você conquista seu diploma de nível superior. Além disso, a absorção do mercado de trabalho também é mais rápida.
  • Economia: Outra vantagem para quem escolhe o curso de tecnologia na modalidade EAD. Isso porque, as mensalidades são mais baratas e o estudante irá economizar com gastos extras (alimentação e transporte).
  • Flexibilidade: Para quem tem uma rotina muito intensa, o aluno poderá estudar em qualquer horário e em qualquer lugar.

Portanto, os benefícios de realizar na modalidade EAD são muitos! Se quiser saber mais, temos um post só falando das vantagens de estudar EAD. 

Curso de Logística EAD

Com efeito, a grande maioria dos cursos superiores de Logística oferecidos no Brasil, são de grau tecnológico. Desenvolvem competências e habilidades para lidar com as diversas demandas da área.  

A logística tem a função de entregar a mercadoria ou serviço corretamente, otimizando tempo, dinheiro nos processos cotidianos de transporte e armazenamento em todos os níveis organizacionais da instituição. Dessa forma, visando funcionalidade, praticidade e segurança.

No formato EAD, possuem conteúdos equivalentes aos cursos presenciais, com metodologia de ensino dinâmica, interativa e conta com diversos recursos como vídeo, materiais de estudos. E antes de mais nada, ser reconhecida pelo MEC!

A maior parte das disciplinas é teórica, e algumas das atividades e avaliações são realizadas nos encontros presenciais nos polos da Instituição de Ensino. 

Perfil do profissional que faz logística EAD

Toda pessoa que desejar realizar um curso a distância, deve ter em mente que a organização e disciplina são fundamentais. Afinal, será preciso criar uma rotinas de estudo, seguir o cronograma das atividades, e estudar para as avaliações.

Um profissional de logística precisa ter afinidade com administração e gostar de tecnologia. Afinal, irão utilizar muitas ferramentas que facilitam na realização de suas tarefas. 

Ter familiaridade com planilhas e dados estatísticos que constituem um raciocínio lógico também são de grande auxílio para tomada de decisões estratégicas. 

Encontrar um bom profissional tem se tornado um grande obstáculos para as empresas. Isso, porque  há uma grande escassez de mão de obra qualificada.

Portanto, é essencial que o profissional busque atualizações e tendências de mercado, para que possa trazer nossas novas práticas na sua empresa.

Mercado de trabalho para logística (EAD) 

As necessidades de serviços logísticos cresceram muito nos últimos anos, devido a globalização e grandes atividades econômicas, especialmente empresas e indústrias. 

A demanda para profissionais qualificados na área é forte, encontrando um campo de atuação bem diversificado:

  • Transportadoras;
  • Cadeia de suprimentos;
  • Rotas e Meios de transportes;
  • Empresas especializadas em entregas;
  • Centros de distribuição.

Além de indústrias e grandes empresas, encontra trabalho em:

  • Portos;
  • Aeroportos;
  • Transportadoras;
  • Supermercados;
  • Varejistas.

O curso de logística  está disponível em centenas de instituições de ensino, nas modalidades presencial e a distância. O importante é ingressar em uma instituição que seja reconhecida pelo MEC, pois só isso assegura que seu diploma vai ser aceito no mercado de trabalho. 

Ficou interessado na carreira? Conte para a gente aqui nos comentários.

Conheça o Ead da UniFAJ, nota 5 no Mec!

Pular para o conteúdo