
Celso Lex Engel, proprietário da empresa La Provence, que leva estudantes para estágios remunerados na França, explica sobre processo de intercâmbio e parceria com Grupo UniEduK
Há alguns anos, o Grupo UniEduK mantém a parceria com a empresa La Provence, que promove estágios remunerados na França para alunos e alumni da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba).
Estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição têm a oportunidade de se candidatarem ao intercâmbio e viverem a experiência no exterior. O estágio oferece oportunidade de trabalho em restaurantes estrelados no Guia Michelin, propiciando uma experiência única no país de referência nessas áreas.
Somente neste ano, seis alunos e alumni já embarcaram para a Europa, em busca de seus sonhos!
ESCOLA DE FRANCÊS LA PROVENCE
A Escola de Francês La Provence foi criada em 2000 com o intuito de promover cursos de francês no Brasil e na França, em escolas parceiras, trabalhando com o intercâmbio de estudantes que queiram aprender mais rapidamente.
No entanto, em 2002, com a crescente necessidade de especialização de profissionais das áreas de hotelaria e gastronomia, a La Provence começou a se especializar em estágios na França para estudantes dessas áreas. Ainda, em 2015, a empresa expandiu as oportunidades de estágio a estudantes de cosmetologia e estética, na parte de SPA de hotéis. Dessa forma, a Escola já concretizou muitos sonhos de intercâmbio, com processos totalmente seguros e legalizados.
De acordo com o proprietário da La Provence, Celso Lex Engel, essa parceria de sucesso entre estabelecimentos da França, estudantes e faculdades brasileiras e a La Provence, acaba sendo muito boa para todos os envolvidos, pois difunde conhecimento e capacita ainda mais os estudantes que participam do projeto e proporciona a eles um grande diferencial no momento da procura de trabalho.
“Posso dizer que os estágios são bons para todas as partes envolvidas: para o aluno, que volta com experiência profissional e pessoal muito grande; para a faculdade, que tem seu nome divulgado quando o alumni é empregado e mostra grande competência; e para os hotéis, que podem receber jovens estudantes motivados e ávidos por conhecimentos”, explica Celso.
O ESTÁGIO
Segundo as informações da empresa de intercâmbios, os estágios duram cerca de seis meses, podendo variar de acordo com o estabelecimento e o tipo de trabalho. Com a La Provence, podem se candidatar estudantes das áreas de Gastronomia, Nutrição, Hotelaria e Estética, que aproveitam oportunidades em restaurantes, hotéis e SPAs.
Durante os trâmites burocráticos, a La Provence cuida de todos os processos. Inicialmente, o Grupo UniEduK deve assinar uma declaração que comprova que o interessado está vinculado a uma graduação. Logo após, Celso diz que é necessário que as partes envolvidas assinem um termo de compromisso de estágio padrão na França, comprovando que estão cientes.
“As empresas com as quais trabalho são hotéis e restaurantes conceituados, sendo que muitos têm uma, duas ou três estrelas no Guia Michelin. No entanto, para que tudo dê certo para todas as partes, é necessário que a seleção dos estudantes seja bem feita e que só os mais determinados sejam aceitos. Isso porque, apesar de se tratar de estágios, o trabalho é duro e estressante, pois muitos estabelecimentos têm medo de perder as estrelas conquistadas ao longo de décadas de trabalho duro”, conta.
Celso acrescenta: “Cabe a nós fazermos uma boa seleção, e ao estudante escolhido, se adaptar ao mundo da empresa na França. Para fins de seleção, mandamos a cada aluno interessado uma ficha de pré-inscrição e informações sobre custos e trâmites para os estágios na França, além de informar os pais e familiares sobre a realidade do intercâmbio”, diz.
O investimento que o aluno faz para realizar seu sonho já inclui o trabalho de intermediação da La Provence, cinco seguros franceses (saúde, repatriação, assistência jurídica, contra acidentes e responsabilidade civil), pequenas taxas de visto e Ofício Francês de Imigração e Integração (OFII), além das passagens de ida e volta para o país. Segundo a La Provence, durante o trabalho na França, o estudante recebe uma gratificação de estágio de 600,60 euros por mês, além de alojamento e refeições.
PRÉ-REQUISITOS
Para ingressar no estágio, o interessado deve estar, obrigatoriamente, vinculado à Instituição de Ensino, e ser bem avaliado na parte prática e comportamental. Ainda, é necessário que o aluno estude o idioma francês, para que chegue na França com um nível adequado para entender o que falam. Para isso é solicitado documento que comprove, pelo menos, 150 horas de curso.
Além disso, a apresentação do Termo de Estágio devidamente assinado por todas as partes é imprescindível. Celso revelou que todos os documentos são escritos em francês e depois de assinados devem ser enviados pela empresa francesa ao Ministério do Interior da França para que a autorização de estágio seja dada e, com ela, o visto de estudante estagiário seja possível.
Por conta de todo o processo burocrático, Celso revela que a La Provence inicia os processos de estágio aproximadamente um ano antes do embarque do aluno estagiário.
“Além disso, há todo um acompanhamento do estudante para deixá-lo preparado mentalmente para esse grande desafio que é um estágio em uma cozinha renomada na França”, complementa o responsável.
RETORNO
Somente no ano de 2022, seis alunos e alumni do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK embarcaram para a França para realizar estágio com duração de três a seis meses. Dessa forma, os estudantes estão vivendo experiências muito diferentes do que estavam acostumados e têm a oportunidade de adquirir muito conhecimento dentro da cozinha de restaurantes como o La Merise e Le Jardin Du Quai.
Além disso, de acordo com o gestor acadêmico do curso de Gastronomia, professor Sérgio Rischitotto, os alunos e alumni poderão desenvolver o trabalho em equipe e conhecer uma nova cultura, inseridos na profissão.
“Fico feliz e agradeço pela chance de poder participar desse processo na vida de tantos estudantes e saber que o grãozinho de areia que meu trabalho representa pode ser importante para a vida deles”, finaliza Celso Lex Engel, da empresa La Provence.
Crédito Foto: Arquivo Pessoal