Alunos de Biomedicina têm aula prática de parasitologia clínica

Curso de Biomedicina do Grupo UniEduK realiza exames laboratoriais com foco na identificação de patologias causadas por parasitas

A fim de adquirir mais conhecimento, os alunos do quinto semestre do curso de Biomedicina do Grupo UniEduK participaram de duas aulas práticas da disciplina Parasitologia Clínica. Nas atividades, os estudantes aprenderam como realizar exames clínicos focados na identificação de patologias causadas por parasitas.

Na primeira aula sobre os exames laboratoriais de rotina, os futuros biomédicos aprenderam sobre os métodos parasitológicos das fezes. Durante a atividade, os alunos utilizaram o laboratório de morfologia para preparar as amostras e para a visualização em microscópio.

De acordo com a docente responsável pela aula e gestora acadêmica do curso de Biomedicina, professora Maria de Fátima Fernandes Fujii, esta atividade é de suma importância na prática laboratorial. “Nessa atividade, além da técnica de confecção, os alunos treinam a visão sobre as imagens encontradas na microscopia, principalmente, diferenciando os parasitas dos resíduos alimentares”, conta a professora.

Posteriormente, em outra aula, os estudantes colocaram em prática uma técnica de coloração de protozoários com Hematoxilina Férrica. Segundo a docente, essa técnica é um diferencial na análise laboratorial de protozoários parasitas. Dessa forma, aprender na prática é muito importante para os alunos se tornarem cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.

A técnica consiste no esfregaço de uma amostra em uma lamínula e na preparação do material para a coloração, utilizando uma sequência de substâncias. Após a confecção e secagem desta lâmina, os estudantes fazem a leitura microscópica da amostra.

“Essa técnica é realizada toda vez que existe dúvida sobre a presença de espécies patogênicas que, pelos métodos de rotina laboratorial, não fecham o diagnóstico, como por exemplo, se há dúvida sobre a presença de cistos ou trofozoítos de Entamoeba histolytica”, explica a professora Fátima Fujii, sobre a importância desta prática.

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Biomedicina do Grupo UniEduK

Alunos de Biomedicina participam de aulas práticas sobre Química Analítica

Gestora do Grupo UniEduK contribui com matéria do Portal Hospitais Brasil sobre o Dia do Biomédico

Grupo UniEduK realiza palestra sobre “Identificação e Traumatologia Forense”

Pular para o conteúdo