A imagem mostra os alunos durante a visita técnica à cachaçaria.

Alunos de Gastronomia participam de visita técnica à cachaçaria tradicional

Durante a visita técnica à cachaçaria, alunos do curso de Gastronomia aprenderam sobre a produção da cachaça e provaram diferentes tipos da bebida.

Os alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK (UniFAJ e UniMAX) participaram de uma visita técnica ao Porto Brasil Alambique Cultural, cachaçaria tradicional na cidade de Porto Feliz – SP. A atividade propiciou aprendizado sobre a produção da bebida, desde o início do produto até o envelhecimento.

De acordo com o gestor do curso, professor Sérgio Rischiotto, durante a visita os estudantes puderam ver os diferentes processos de preparação da cachaça, como o armazenamento, moagem e o envelhecimento. Além disso, os representantes do Alambique compartilharam a história familiar do local e a cultura envolta da cachaça.

Ainda, puderam fazer a degustação dos variados tipos da bebida, dentre elas, cachaças Jequitibá, Amburana, Carvalho e Jequimel (cachaça de Jequitibá com adição de mel), além do licor de limão siciliano, conhecido como Limoncello.

O Porto Brasil Alambique Cultural é reconhecido pela produção e comercialização de produtos de alta qualidade e procedência, portanto a visita agregou muito conhecimento prático sobre a gestão de qualidade dos produtos.

O Alambique é um lugar especial. É pequeno, simples, porém com uma estrutura muito bem montada e pensada. Os barris eram enormes e bem preservados. Todo o lugar era muito limpo e bem organizado, o ambiente de armazenamento era também muito bem cuidado. Podíamos ver o carinho e amor pelo trabalho por meio do ambiente em que estávamos”, resume a aluna Larissa Souza sobre o local.

Após esta visita, os alunos seguiram para o Pesqueiro Sítio Bela Vista, onde os alunos foram recebidos com música sertaneja raiz, com cantores da própria cidade, outro aspecto inerente à Gastronomia Caipira/Raiz, além de conheceram o feijão cearense, que é um patrimônio cultural da cidade. O prato é composto por feijão com carne de porco, linguiças, alho, cebola, tomate e ervas, servido com arroz branco, farofa e couve refogada. A preparação do feijão cearense está relacionada com a Cozinha Caipira/Raiz, uma das grandes tendências da Gastronomia atualmente.

Os alunos ficaram encantados com a simplicidade dos lugares e da comida, mas, ao mesmo tempo, com a riqueza dos detalhes, informações e sabedoria de todos os envolvidos, sem contar o carinho com que nos receberam”, resume o professor Sérgio Rischiotto. “Gostaria de agradecer a todos os envolvidos: Vinícius, proprietário da Cachaçaria Porto Brasil, à família do Pesqueiro Sítio Bela Vista e ao professor Tibério Gil que também estava presente na visita e ajudou no planejamento da mesma”, finaliza.

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo