
A atividade aconteceu dentro da disciplina de Medicina Veterinária Preventiva. Estudantes apresentaram vídeos de 5 a 10 minutos sobre os Programas de Saúde Animal ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Com a finalidade de dar enfoque à Defesa Sanitária Animal e Defesa de Patrimônio, os estudantes do curso de Medicina Veterinária prepararam um seminário sobre os Programas de Saúde Animal ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Para isso, eles apresentaram os trabalhos em formato de vídeos de 5 a 10 minutos. O seminário aconteceu dentro da disciplina de Medicina Preventiva lecionada pela professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.
Os estudantes, divididos em grupo, apresentaram os seguintes programas: Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA; Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT; Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias - PNCRH; Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA e; Programa Nacional de Sanidade Apícola - PNSAp.
Também foram apresentados sobre Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE;
Programa Nacional de Sanidade dos Caprinos e Ovinos – PNSCO; Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos –PNSS e Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - PNSAA.
“Os programas de saúde animal têm como objetivo a prevenção, controle e erradicação de doenças de impacto econômico e de importância zoonótica, visando à valorização do patrimônio pecuário nacional e à saúde pública”, explica a docente.
Maria Fernanda acrescenta que: “Com o objetivo de garantir que os veterinários respondam às diversas expectativas da sociedade e que possuam os conhecimentos mínimos sobre os temas que a sociedade lhes exige - por exemplo, inocuidade de alimentos, bem-estar animal - é fundamental contar com as competências necessárias, cuja aquisição depende da qualidade da formação veterinária, tanto inicial como contínua”.
A professora salienta que é altamente relevante que os médicos-veterinários tenham conhecimento da legislação na área de saúde animal, bem como dos programas sanitários de controle e erradicação de doenças e suas estratégias.
“Essa atividade foi destinada para obtenção de visão geral sobre prevenção, controle e erradicação de doenças de impacto econômico e de importância em saúde pública e defesa sanitária animal, bem como conhecimento das normas sanitárias. Dessa forma, os médicos-veterinários garantem a prevenção e promoção de saúde para os animais, para os seres humanos e para o ambiente. Trazemos o enfoque da Saúde Única”, conclui a docente.