A imagem mostra os alunos de Engenharia do Grupo UniEduK durante a aula com construção de pontes, sobre resistência de materiais.

Alunos do curso de Engenharia constroem pontes e entendem a resistência mecânica de diferentes estruturas em aula prática

Cursos de Engenharia do Grupo UniEduK construíram maquetes de pontes e realizaram testes reais de quais estruturas suportavam maior peso na disciplina de Resistência Mecânica de Materiais

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação participaram de uma aula prática em conjunto. Durante a disciplina de Resistência Mecânica de Materiais, os estudantes aprenderam sobre o comportamento de diferentes estruturas e materiais construindo pontes de palitos.

O objetivo da prática foi fazer com que os estudantes aplicassem conhecimentos teóricos da disciplina na construção de uma ponte feita com palitos de picolé. Os palitos foram utilizados para construir treliças, que são objeto de estudo devido sua ampla utilização em projetos estruturais, como pontes e passarelas”, explica o docente responsável pela atividade, professor Fábio Maciel.

Ainda, o professor conta que o desafio dos alunos foi construir uma estrutura com capacidade de aguentar a maior carga possível durante o teste final, seguindo alguns requisitos de projeto, como limite de peso e tamanho. Durante o desenvolvimento da ponte, os estudantes avaliaram diversas estratégias de projeto, quantidade de material, a melhor forma de execução e construção.

“Esse tipo de abordagem metodológica é importante, pois prepara os estudantes para os desafios reais de um projeto de engenharia, além de fazer uma aproximação entre universidade e sociedade, reforçando o compromisso do engenheiro com a segurança e qualidade de vida de todos os cidadãos”, completa o docente Fábio.

As competências trabalhadas nessa aula do Grupo UniEduK são muito importantes, uma vez que, além dos aspectos técnico, os estudantes trabalharam em equipe, exercitaram a criatividade e o relacionamento interpessoal, expandindo o processo de aprendizagem tradicional.

 

Confira notícias do curso de Engenharia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo