A imagem mostra os alunos durante a aula de cadeia de transmissão.

Quinto semestre de Medicina Veterinária aprende sobre Cadeia de Transmissão na prática

Alunos de Medicina Veterinária participam de aula prática sobre conjunto de elementos para propagação de doenças em Cadeia de Transmissão

Os alunos do quinto semestre do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK integraram uma aula de prática sobre Cadeia de Transmissão de doenças. De acordo com a docente responsável pelo exercício, professora Maria Fernanda Marvulo, os estudantes aprenderam sobre o conjunto de elementos que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis.

Na ocasião, os estudantes deveriam construir, a partir de casos clínicos, a cadeia epidemiológica da doença identificada. Ou seja, descreveram as fontes de infecção, vias de eliminação e transmissão, porta de entrada e suscetíveis.

A professora Maria Fernanda conta que, conhecendo esses métodos, os futuros profissionais podem traçar estratégias de prevenção e controle de enfermidades. “O conhecimento da cadeia de transmissão de uma doença é de fundamental importância para que se possa saber onde e como atuar a fim de evitar ou impedir que uma doença se instale, se dissemine ou persista na população”, completa a docente.

Evidenciando a importância do tema da aula, a profissional também citou as medidas protetivas amplamente divulgadas na pandemia de Covid-19. Sem o conhecimento do processo de transmissão do vírus, não seria possível minimizar seu alcance.

Por exemplo, um dos modos de transmissão do SARS-CoV-2 (vírus causador da COVID-19), incluem a transmissão por contato, gotículas e aerossóis, portanto, é importante usar máscaras de proteção facial, lavar bem as mãos, evitar colocar as mãos nos olhos e evitar aglomerações”, finaliza a professora Maria Fernanda.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

Confira notícias do curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!