Curso de Engenharia Civil reproduz processos de tratamento de água e esgoto em laboratório
A atividade fez parte da disciplina Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto ministrada pela professora Luciane Sandrini
Os alunos do quinto semestre do curso de Engenharia Civil participaram de uma aula prática em laboratório da disciplina Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto. Na oportunidade, os estudantes relacionaram os métodos de separação de sedimentos que foram aprendidos na teoria às respectivas etapas do tratamento de água.
Para isso, a atividade propôs a construção, em pequena escala, de uma Estação e Tratamento de Água (ETA) que realizasse os processos de coagulação, sedimentação e filtração. Todos esses procedimentos estão envolvidos na administração do recurso natural, cooperando para o aprendizado dos futuros engenheiros.
A docente responsável pela atividade, professora Luciane Sandrini, conta que para a melhor compreensão dos alunos, foram realizados dois métodos de filtração na atividade: a simples e a vácuo. Além disso, após o experimento, os alunos discutiram questões relacionadas à utilização da água tratada.
De acordo com a docente, a prática foi fundamental para promover reflexões sobre o uso racional do recurso natural, cooperando para a formação humanitária e social dos estudantes. Ainda, o conhecimento adquirido se torna essencial para o desenvolvimento da profissão na área sanitária, que lida diretamente com esses temas.
METODOLOGIA DE ENSINO
Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.
EMPREGABILIDADE
Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso ocorre, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.