A imagem mostra os alunos e profissionais da empresa TechFilter durante ação de Novembro Azul.

Curso de Medicina do Grupo UniEduK apoiam a campanha Novembro Azul com ação na empresa TechFilter

Acompanhados pela Escola de Negócioss do Grupo UniEduK Alunos do curso de Medicina alertaram funcionários da empresa TechFilter sobre a campanha Novembro Azul

Na última semana do mês de novembro, alunos do curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX) realizaram uma ação na empresa TechFilter, em Indaiatuba. Lucas Henrique Sanrana, Pedro Henriqe Silva Alves e Renan Franco de Oliveira Guimarães ministraram uma palestra sobre a campanha Novembro Azul, que visa a conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas.

TechFilter é uma empresa que trabalha em busca constante de soluções e novas tecnologias para tratamento, reuso e filtração de água e outros fluidos.

Ao passo que recebemos o convite da Escola de Negócios para realizarmos a ação de educação acerca da Saúde do Homem na TechFilter, optamos em conversar com os Recursos Humanos da empresa e entender mais sobre qual a expectativa deles e compartilharmos sobre a maneira que pretendíamos mediar o diálogo”, conta a professora Thaise Anataly, orientadora da palestra, sobre o processo de preparação.

De acordo com a docente, a ação se iniciou com uma breve rodada de apresentação, com a intenção de aproximar os futuros médicos aos funcionários da instituição. Ainda, a professora Thaise conta que um dos principais focos do momento foi fomentar a relevância dos processos de promoção da saúde, e como o autocuidado é fundamental na discussão sobre a Saúde do Homem.

Foi uma ótima maneira de estabelecer a conscientização do autocuidado e criação de um vínculo entre a equipe da área da saúde com os demais funcionários da empresa”, diz o aluno Lucas Henrique, da primeira série do curso de Medicina.

A palestra dos estudantes ensinou sobre hábitos que podem colocar a saúde em risco, as principais causas do óbito masculino, além dos objetivos da campanha Novembro Azul. Nessa parte, exploraram os sintomas associados aos principais tipos de câncer que acometem os homens, as doenças cardiovasculares e contextualizaram doenças crônicas não transmissíveis.

Os estudantes indagaram sobre a última vez que os trabalhadores da TechFilter procuraram um serviço de saúde, cuja resposta nos surpreendeu, pois se tratam de homens que praticam o autocuidado e buscam os serviços se saúde de forma preventiva”, revela a professora Thaise.

O aluno Pedro Henrique, que ministrou uma parte da palestra, conta que a iniciativa foi importante para seu processo de formação. “Me permitiu uma interação no âmbito de promoção à saúde que sempre achei interessante, além de me permitir praticar habilidades de oratória e interação, contribuindo para meu desenvolvimento acadêmico e pessoal”.

Por fim, a orientadora da ação diz que foi reforçada a importância da alimentação adequada e saudável, da prática de atividade física e os impactos do tabagismo e alcoolismo no organismo.

Na avaliação dos trabalhadores e da equipe de gestão da TechFilter, apareceu o quanto os estudantes foram empáticos, acolhedores, humanizados e esclarecedores, uma vez que – dentre outros aspectos – foi oportunizada a interação entre os presentes.

Essa experiência reflete o quanto, de fato, o curso de medicina da UniMAX estimula o lema da nossa instituição: “seu futuro na prática“, finaliza a docente.

 

Confira notícias do curso de Medicina do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo