Cursos de Medicina do Grupo UniEduK participam de encontros sobre saúde cardiovascular

Atividade envolveu alunos e docentes nos campi da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba) 

A série “Cardiologia no Mundo Contemporâneo”, promovida pelo Grupo UniEduK, ganhou a participação especial do cardiologista Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas. O encontro, realizado presencialmente no dia 05/10, teve duas edições: na UniMAX, em Indaiatuba, e na UniFAJ, em Jaguariúna. “Foi uma experiência extraordinária. Poder trazer aos jovens, alunos de Medicina, o conhecimento e, principalmente, o desafio do que é ser médico e o que é viver uma especialidade, é algo gratificante para quem exerce Medicina há mais de 40 anos”, disse o convidado. 

Alunos e docentes dos cursos de Medicina do Grupo UniEduK participaram da roda de conversa que destacou a importância da saúde cardiovascular. “Foi muito interessante ver os olhos atentos e a vibração de cada um dos alunos a cada uma das nossas exposições. Isso mostra o grande compromisso da instituição educacional com o futuro e a grande vontade dos jovens colegas médicos em exercer essa profissão que é tão fascinante”, destacou dr. Chagas. 

O convidado evidenciou também a qualidade do corpo docente e da infraestrutura disponível aos futuros médicos. “Eu tenho visitado inúmeras escolas médicas no Brasil afora, e mesmo em outros países. Eu tenho uma longa história com a educação médica e com as várias especialidades, inclusive tendo exercido a diretoria científica da nossa Associação Médica Brasileira por três anos. E o que eu vi aqui é uma proposta muito séria, uma proposta de uma construção de uma formação acadêmica com valor, com profissionais realmente titulados, com uma estrutura muito bem montada para poder oferecer o melhor. E realmente esse é o grande desafio no momento atual, quando a gente fala na educação médica”, comentou o cardiologista.  

A metodologia de ensino diferenciada oferecida pelo Grupo UniEduK também foi ressaltada pelo médico. “O estudar é contínuo. Nós continuamos aprendendo todos os dias. O fato de estar ligado às carreiras acadêmicas faz com que mantenhamos o nosso grau de conhecimento sempre acima e, principalmente, muitas vezes o aluno nos traz informações muito valiosas e, às vezes, questionamentos que nos forçam a buscar respostas da forma mais adequada. Então, é fundamental que haja uma ligação muito grande entre aluno e professor, que haja, principalmente, o interesse muito grande da instituição em dar condições para que esses professores possam verdadeiramente servir de elos para o conhecimento dos seus alunos”, disse. 

Durante os encontros, o palestrante apresentou um projeto da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o “SBC vai à Escola”, que tem o objetivo de levar informação para que se transforme numa forma educacional de se prevenir os fatores de risco da doença cardiovascular. “Nós teremos, certamente, um dia dedicado. Nós vamos primeiro treinar os membros das ligas e os professores, juntamente com a rede municipal de saúde e de educação, para que os nossos colegas cardiologistas e membros do Comitê da Criança e do Adolescente, e nossa Sociedade Brasileira de Cardiologia, possam aqui promover um dia inteiro de ação do SBC vai à Escola”, explicou. 

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas possui Doutorado e Livre-Docência pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo); pós-graduação em Cardiovascular Research Institute pela Universidade da Califórnia, EUA. Ele também é Professor Titular e Chefe da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC; Pesquisador em medicina translacional, além de exercer diversas atividades de destaque no cenário da saúde nacional e internacional. 

 

Cursos de Medicina do Grupo UniEduK

Autorizado pelo MEC com Nota Máxima (Nota 5), o Curso de Medicina do Grupo UniEduK, tanto de Jaguariúna/SP (UniFAJ) quanto de Indaiatuba/SP (UniMAX), oferece uma formação profissional diferenciada que alia ciência, tecnologia e humanização. O projeto pedagógico reconhecido pelo Ministério da Educação, por meio das notas máximas obtidas em todos os itens das dimensões de avaliação, nos coloca entre os 5% Melhores Cursos de Medicina do Brasil.

 

Clique aqui e saiba mais!

Pular para o conteúdo