Diretor da multinacional alemã KION faz palestra para alunos do Grupo UniEduK em Indaiatuba

A importância das competências técnicas e socioemocionais foi evidenciada durante evento 

Uma aula dinâmica e produtiva, repleta de conceitos técnicos e também de reforço sobre a importância das competências socioemocionais. Assim foi a palestra do diretor de Supply Chain do Grupo KION South America, Marcello Cevales. A empresa é uma das mais importantes na área de empilhadeiras e soluções em movimentação e armazenagem de materiais. O encontro, exclusivo para alunos, foi realizado em 25/08 no Auditório da UniMAX, em Indaiatuba. 

A iniciativa contou com a presença da diretora da UniMAX, prof. Luciana Mori, do gestor acadêmico do curso de Administração, prof. Gustavo Gabriel, além de docentes e alunos de vários cursos, entre eles Administração, Marketing e Logística. O vice-presidente de Operações da KION, Gabriel Moraes, também esteve presente. 

O evento marcou a apresentação do Projeto Link, uma parceria entre Grupo UniEduK e a KION. “A proposta do projeto é unir o conhecimento e a expertise de uma empresa, no caso a multinacional alemã KION, para poder traduzir o que é a necessidade hoje para o mercado para a base de fornecedores, particularizando para a cidade de Indaiatuba possíveis fornecedores de produtos e serviços”, explicou Marcello. 

O executivo fez uma apresentação detalhada e inspiradora sobre a empresa, explicando processos e desafios, evidenciando as reais necessidades ligadas à contratação e ao relacionamento com fornecedores. Depois, respondeu a perguntas dos alunos. “É um projeto inicial pela turma de Administração que deve ter uma sequência lógica com as turmas de Logística e Engenharia. E tudo o que diz respeito à fabricação de empilhadeiras e como a gente pode multiplicar isso, trazendo a expertise da indústria para a universidade”, afirmou. 

Além das questões técnicas, as competências socioemocionais, trabalhadas nos cursos do Grupo UniEduK, foram evidenciadas pelo vice-presidente da KION como de grande importância no ambiente corporativo. “Essa parceria é fantástica. Nós acreditamos muito no potencial dos jovens, no aprendizado deles, no que podem trazer de energia para dentro das organizações. E nós, como empresa, podemos dividir com eles novas experiências, o que a gente espera do novo profissional e fazer essa integração”, disse.

Segundo a orientadora pedagógica do curso de Administração, prof. Carla Borges, o desenvolvimento das competências socioemocionais estão previstas no projeto pedagógico do curso e reforçadas constantemente nas atividades práticas propostas pelos professores. “Os alunos, ao ouvirem sobre a importância destes soft skills para a empresa, perceberam que a instituição está alinhada com o mercado de trabalho e se sentiram privilegiados por suas escolhas”, explica. 

O evento serviu de inspiração e conteúdo valioso para projetos acadêmicos. “Essa palestra abriu muitas visões,  como as empresas multinacionais voltadas na área que, de certa forma, a gente conhece, mas não tem noção de como funciona. Ajudou a nossa criação de trabalho, pois estamos finalizando um projeto de elaboração de uma empresa do zero, voltada para logística. Então, é muito importante ter isso aqui. Ajuda muito no nosso crescimento tanto profissional quanto pessoal”, disse Juliana Oliveira, do quarto semestre de Logística. 

O colega de turma, Willian dos Santos, concordou. “Achei a palestra muito interessante e inspiradora. Estamos fazendo um projeto que envolve realmente isso, que é criar uma empresa do zero, de e-commerce, envolvendo logística. Então, a Kion abriu várias ideias pra gente. Espero que tenha mais oportunidades como essa”, afirmou

As atividades práticas do Projeto Link tem programação para início em 2022. “Esse tipo de parceria reforça o compromisso do Grupo UniEduK com um ensino de qualidade, que oferece metodologias inovadoras e atividades práticas desde o primeiro dia de aula. Temos certeza de que o Projeto Link irá agregar ainda mais ao aprendizado de nossos alunos”, concluiu o gestor do curso de Administração, prof. Gustavo Gabriel. 

 

Confira notícias do curso de Administração do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo