Estudantes de Medicina participam de integração na primeira semana de aula

Compartilhe

Futuros médicos foram divididos em pequenos grupos e conheceram seus facilitadores/professore

A terceira turma de Medicina da UniMAX – Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba deu início ao ano letivo participando de uma semana de integração realizada pelos docentes do curso.

Os estudantes foram separados em pequenos grupos com 10 integrantes cada, valorizando as características de diversidade. “Estudos na área educacional indicam que grupos com maior diversidade de experiências tendem a aprender mais”, destaca a coordenadora do curso, professora Valéria Vernaschi Lima. Cada grupo recebeu o seu facilitador/professor que o acompanhará durante o primeiro semestre letivo. Em pequenos grupos, os participantes trabalharam as diretrizes fundamentais para o início das atividades acadêmicas que envolvem a explicitação de expectativas e a construção de pactos para o desenvolvimento do trabalho.

Para encerrar o primeiro dia, eles participaram do Show de Talentos promovido pelo TOM Sociocultural voltado à integração com outras turmas e docentes, realizada no auditório da instituição.

No segundo dia de atividade, os alunos se dividiram em dois grupos: “Delta e Gama”. Enquanto, o grupo Gama foi encaminhado e guiado pelos responsáveis dos laboratórios de ensino e biblioteca, para conhecer os espaços e recursos educacionais que a instituição de ensino disponibiliza; o grupo Delta conheceu os docentes médicos responsáveis pelo acompanhamento dos 10 estudantes durante todo o ano visando o ensino de habilidades clínicas.

Já no terceiro dia de atividade, os alunos foram direcionados para as UBS (Unidades de Saúde Pública) do município. Durante toda a tarde, eles fizeram uma visita direcionada por funcionários de cada unidade, passando pelo HAOC (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Dia, e algumas UBS de Indaiatuba.

No quarto dia, os futuros médicos participaram de uma dinâmica em grupo visando a distribuição deles em sete UBS de Indaiatuba para integrarem as equipes de saúde dessas unidades durante os seis anos de graduação.

[fancygallery id="588" album="630"]

E no último dia da primeira semana do curso de Medicina, os estudantes assistiram ao filme “The Doctor”, que possibilita a discussão da humanização no cuidado à saúde. “Para finalizar, toda a turma foi reunida para uma avaliação da utilização dos recursos educacionais da UniMAX e dos serviços de saúde de Indaiatuba para uma formação médica ao mesmo tempo inovadora, ética e humanizada”, conclui a coordenadora.

Saiba mais sobre Medicina, clique aqui!

Texto: Isabella Fracaroli Menegocio

Edição e Revisão: Tatiane Dias – (MTB 67029)

28/02/2020

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©