A imagem mostra os alunos do Grupo UniEduK e os participantes do evento EnvelheSER Feliz durante o evento.

Projeto “EnvelheSER Feliz” reúne idosos para momento de recreação com alunos do Grupo UniEduK

Curso de Educação Física do Grupo UniEduK promove o projeto “EnvelheSER Feliz”, que visa promover o bem-estar de idosos que participam de projetos sociais na cidade de Indaiatuba

Os alunos do curso de Educação Física do Grupo UniEduK realizaram o projeto “EnvelheSER Feliz”, com idosos que frequentam atividades da Funssol – Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba-SP. O evento foi marcado pela prática de atividade lúdicas e de bem-estar para a terceira idade, no qual estiveram presentes cerca de 100 idosos.

Orientados pela professora Ana Brolo, os alunos do sétimo semestre trouxeram atividades recreativas, alongamentos e atividades para coordenação motora desenvolvidas para os participantes. Além de todas essas atividades, os alunos do terceiro semestre realizaram a aferição da pressão arterial.

Além disso, o evento contou com a participação de outros cursos da saúde como Fisioterapia, que fez a avaliação postural, Nutrição, com avaliações físicas e dicas para uma alimentação saudável, Enfermagem, com prevenção de quedas nas atividades de vida diária, e a Atlética de Medicina que abordou o tema “A Higiene do Sono do Idoso”.

Percebemos, ao voltar com as atividades nas UBS, que muitos idosos enfrentavam problemas para dormir por terem perdido suas rotinas durante a pandemia. Pensando nisso, decidimos incentivar e orientar a importância da Higiene do Sono, e o quanto a mesma é essencial para uma melhor noite de descanso. Participar do evento sábado foi muito gratificante. Foi de encher o coração e agradecemos demais a oportunidade!”, conta a aluna Lara Argentoni de Alencar, do curso de Medicina do Grupo UniEduK.

Por fim, o professor da Funssol, Rodrigo de Oliveira, realizou a dançaterapia, que mostra a importância da atividade para os idosos. Essa iniciativa ainda ensinou aos estudantes como é possível utilizar a estratégia da dança para diversos públicos.

De acordo com o orientador pedagógico do curso de Educação Física, professor Ricardo Stochi de Oliveira, o objetivo do evento foi proporcionar aos discentes a vivência dos temas da disciplina “Educação Física e Envelhecimento” e levá-los a refletir sobre a importância de sua atuação profissional para o público idoso.

Foi uma experiência muito marcante, interagir e trabalhar com eles foi emocionante. Também, foi muito interessante por em prática ensinamentos passados em aula, como: explicar os passos de como ter uma vida saudável e realizar o cálculo do IMC”, explica a aluna Juliana Demaze sobre o curso de Nutrição.

Ainda, o aluno do sétimo semestre do curso de Educação Física, Giovani Rebonato, finaliza dizendo que a percepção foi de que os participantes eram bem ativos e preocupados com a saúde e o quanto aprendeu com esta oportunidade. “No fim do evento, a professora Ana disse algo que me marcou muito, que nós sempre aprendemos e vivenciamos muito sobre infância e a adolescência, mas aprender sobre o envelhecer não tem preço, uma sensação muito gratificante! Pude comprovar como é possível e incrível EnvelheSER Feliz!”, compartilha o estudante.

 

Confira notícias do Grupo UniEduK
Skip to content
Deseja receber notificações das últimas notícias e novidades no dispositivo?    Sim! Não, obrigado!