FAAGROH apoia a organização palestras em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Holambra

Temas atuais e relevantes ao profissional do agronegócio são abordados por especialistas

“Variabilidade e alterações climáticas: causas e efeitos na adaptação de culturas e recursos hídricos”. Esse foi o tema da primeira palestra promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Holambra (AEAAH), com o apoio da Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH.  Alunos e docentes puderam acompanhar o evento, que aconteceu no dia 25/08 e foi transmitido em diferentes salas da instituição, com opção de ser acompanhada também pelo aplicativo. 

O palestrante convidado foi o Dr. Orivaldo Brunini, engenheiro agrônomo e PhD em Agrometeorologia. O especialista é diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNDAG) e teve passagem pelo Instituto Agronômico (IAC), como diretor-geral. 

Entre outros tópicos, o engenheiro apresentou os principais índices e os possíveis aspectos que causam a variabilidade e alterações climáticas. Brunini citou também a interação do efeito estufa com as culturas agrícolas, os cenários de mudanças climáticas que podem ser observados em nossa região e em todo Brasil.

A relação com os impactos e adaptação que as culturas irão passar para que o sistema agrícola continue produtivo foi outro tópico abordado pelo especialista, que encerrou o evento falando sobre um tema também muito atual: crise hídrica e as ações necessárias para atenuar essas alterações e as mudanças necessárias para o sistema se manter produtivo.

“Eventos como esses colocam os nossos alunos e docentes em contato com questões que afetam e preocupam a sociedade como um todo. E, no caso dos profissionais ligados ao agronegócio, isso é vital. Então, além de aspectos técnicos, foi uma oportunidade de exercitar o senso crítico e o protagonismo”, concluiu o diretor da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra, prof. Ronan P. Machado. 

De acordo com a presidente da AEAAH, Sílvia Sartorelli, o circuito de palestras acontece de agosto a novembro de 2021. Além da FAAGROH, também participam como apoiadores do evento a empresa HC2 e o Jornal da Cidade de Holambra.

 

Confira notícias sobre a FAAGROH do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo