A imagem mostra Floricultura e Plantas Ornamentais

Floricultura e Plantas Ornamentais: setor promissor do agronegócio brasileiro

O setor de Floricultura e Plantas Ornamentais é um dos mais novos, dinâmicos e promissores segmentos do agronegócio brasileiro. O Brasil conta, atualmente, com cerca de 8.300 mil produtores de flores e plantas. Juntos, eles cultivam mais de 2.500 espécies com cerca de 17.500 variedades. A mão de obra do profissional formado em Engenharia Agronômica é essencial para o segmento.

O setor de Floricultura e Plantas Ornamentais é um dos mais novos, dinâmicos e promissores segmentos do agronegócio brasileiro”, inicia o professor do curso de Engenharia Agronômica, professor Ronan Pereira Machado.

O docente explica que a área engloba atividades produtivas e comerciais relacionadas ao mercado das espécies vegetais cultivadas com finalidades ornamentais.

Segundo o  Instituto Brasileiro de Floricultura – Ibraflor, o mercado de flores é responsável por 209 mil empregos diretos: 38,76% relativos à produção; 4,31% à distribuição; 53,59% ao varejo e 3% a outras funções.

Ainda segundo o Instituto, o Brasil conta, atualmente, com cerca de 8.300 mil produtores de flores e plantas. Juntos, eles cultivam mais de 2.500 espécies com cerca de 17.500 variedades.

Além disso, o consumo anual de flores no Brasil é de R$ 65,00 per capita, pouco, se comparado ao consumo na Europa, onde o consumo médio por habitante é de R$ 150,00”, comenta o docente.

O professor destaca que, na década de 1950, o setor teve início pelo trabalho e iniciativa de imigrantes holandeses – na região que, hoje, pertence ao município de Holambra, de japoneses, em Atibaia, e alemães e poloneses, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Perfil do profissional do setor de Floricultura e Plantas Ornamentais

O professor Ronan salienta que o profissional do setor de Floricultura e Plantas Ornamentais é voltado para o mundo produtivo, com habilidade para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, as demandas do mercado e possui:

  • Capacidade de usar o conhecimento e as tecnologias como instrumentos para compreender e propor soluções práticas e viáveis para os problemas do setor;
  • Habilidade de organizar e comparar informações, estruturando-as e participando do processo de produção do saber; entre muitas outras.

Nesta área, as principais profissões relacionadas são:

Nível superior: Engenheira Agronômica, Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, Tecnólogo em Logística, Tecnólogo em Marketing.

Pós-graduação: Especialização, MBA, Mestrado, Doutorado e Pós-Doc; Gestão em Administração Rural e Agronegócio, fitotecnia, produção agrícola etc.;

Técnicos: Agronegócio (2 semestres);

Cursos de Extensão: Aperfeiçoamento de flores e plantas ornamentais.

Desses cursos, a Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH oferece o curso de nível superior de Engenharia Agronômica, Técnico em Agronegócio e o de extensão em Aperfeiçoamento de flores e plantas ornamentais.

Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Marketing são oferecidos nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ) e Indaiatuba (UniMAX).

Conheça o curso de Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica atua em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais. É responsável pelo ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas e economia agrícola.

Os alunos do Grupo UniEduK são preparados por meio de aulas práticas e teóricas para atuarem no planejamento e gerenciamento de propriedades rurais; gestão e monitoramento recursos naturais; gestão e fornecimento de consultoria em agronegócio; orientação técnica relacionada a crédito rural e mercado financeiro; melhoramento geneticamente plantas e animais; e transferência de tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais.

Vestibular – Turmas de Agosto

A FAAGROH (Grupo UniEduK) está com inscrições abertas para o Vestibular – Turmas de Agosto. Para isso, o interessado deve se inscrever pelo link – https://processoseletivo.grupounieduk.com.br. As inscrições são gratuitas.

O Vestibular pode ser realizado de forma on-line a qualquer momento e de qualquer lugar. Já para aqueles que desejarem, há a opção de realizar a prova presencialmente. O Vestibular PRESENCIAL acontece no dia 24 de junho (sábado). O horário será divulgado posteriormente. Também há a possibilidade utilizar a nota do ENEM ou ENCCEJA. Nesse caso, não é preciso fazer o Vestibular.

Pular para o conteúdo