A imagem mostra os alunos do curso de Gastronomia durante aulas-show no Festival Sabores da Terra 2022.

Gastronomia do Grupo UniEduK marca presença na sexta edição do Festival Sabores da Terra

Alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK (UniMAX) ensinaram receitas durante o festival Sabores da Terra e Tacho Solidário, da Prefeitura de Indaiatuba.

O curso de Gastronomia do Grupo UniEduK participou ativamente da sexta edição do Festival Sabores da Terra em Indaiatuba. Neste ano, o Festival trouxe como tema a hashtag #OrgulhoDeSerCaipira, com foco em comidas caseiras e gastronomia afetiva.

Alunos e docentes atuaram nas diversas etapas do evento. Na primeira oportunidade, o curso de Gastronomia realizou aulas-show no campus da UniMAX, nas quais ensinaram diversas receitas, entre doces e salgados, para turmas lotadas.

Posteriormente, durante o Festival de Inverno, as aulas-show foram ministradas no Parque Ecológico de Indaiatuba, junto a um grande público que apreciava o evento. Estiveram presentes 23 profissionais de diferentes áreas, dentre eles, ex-alunos, docentes e convidados externos. Por fim, a participação do Grupo UniEduK encerrou com uma aula para 160 pessoas no Tacho Solidário, tradição na instituição.

O Tacho Solidário consiste na preparação de pratos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A atividade foi destinada a mulheres que participam de serviços de convivência do Cras – Centro de Referência de Assistência Social, Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Cresans – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

As participantes tiveram aulas de culinária com os alunos e professores do curso de Gastronomia da UniMAX, além de terem degustado o cardápio desenvolvido ao vivo, durante o evento.

Ensinamos a fazer Galinhada Caipira utilizando insumos naturais e frescos, com qualidade e muito sabor, além de arroz doce com castanhas e limão”, conta o gestor acadêmico do curso de Gastronomia, professor Sérgio Rischiotto, sobre a receita do Tacho Solidário.

 “O Sabores da Terra é um evento que promove a gastronomia local e faz um intercâmbio entre o produtor rural e o chef de cozinha, mas quisemos ir além, implementar um projeto social. Vimos que era possível usar modelos que estavam dando certo em diferentes lugares e plantar uma sementinha que pudesse dar frutos nas cidades por onde passarmos. Queremos deixar uma herança de gastronomia sustentável que pode ser fonte de renda ou simplesmente matar a fome de quem precisa com o descarte daqueles que não entendem o valor do ingrediente”, conta Renata Tannuri, idealizadora e curadora do Festival.

De acordo com os organizadores, a participação dos estudantes do Grupo UniEduK na ação não só contribuiu para um momento único, compartilhando conhecimento com quem precisa, mas também para um aprendizado mais detalhado com os docentes.

Com informações: Prefeitura Municipal de Indaiatuba

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo