Gestora acadêmica do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK integra Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna

A mestre em Gerontologia, professora Elaine Valias, representa a UniFAJ como titular da sociedade civil organizada no Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna

A gestora acadêmica do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK, professora Elaine Valias, foi escolhida para integrar o Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna como conselheira titular da Sociedade Civil Organizada, representando a UniFAJ. A gestora acadêmica do curso de Psicologia, professora Vanessa Cabrelon, também representa a instituição como suplente.

É uma grande honra participar do Conselho do Idoso de Jaguariúna, a única cidade do estado de São Paulo que é acreditada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Cidade Amiga do Idoso. Trata-se de um município que adaptou suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis aos idosos e ainda promove a inclusão”, comenta a docente.

O Conselho, criado pela Lei Municipal nº 2.202, de 21 de fevereiro de 2014, é composto por 12 titulares e seus respectivos suplentes, com mandato de dois anos, de 2022 a 2024, sendo os representados paritariamente distribuídos entre Poder Público e Sociedade Civil Organizada.

A função do Conselho é representar os idosos junto à comunidade e realizar a ligação entre os poderes públicos, assegurando a qualidade de vida dos idosos e fiscalizando quanto ao cumprimento do Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, além dos direitos previstos na Lei Federal”, explica a professora Elaine.

A posse dos integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Jaguariúna aconteceu no final do mês de março e contou com as presenças do prefeito Gustavo Reis, da vice-prefeita e secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, e da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun. A primeira reunião também já foi realizada.

A grande missão do Conselho pós-pandemia é resgatar novamente a confiança dos idosos e trazê-los, com segurança, para os espaços de convivência. A chance de participar desse processo é incalculável e, com certeza, como representante do Grupo UniEduK e enfermeira gerontóloga, vou me colocar à disposição do município para realizar parcerias de extensão que impactem na qualidade de vida dos idosos e agreguem para a comunidade acadêmica”, conclui a gestora acadêmica.

Por fim, o orientador pedagógico, professor Alexandro Marcos Menegócio, que também é enfermeiro gerontólogo e atua com a professora Elaine, destaca a importância dessa representação no Conselho, já que serão pensadas estratégias vinculadas ao idoso tanto na UniFAJ quanto na UniMAX. “Os conselhos se mostram como espaços de intensa discussão e debates para fomentar conhecimento e contribuir significativamente para as políticas públicas de saúde, em um segmento crescente e emergente como a geriatria e gerontologia”, conclui o docente.

Com informações e foto: Hora Campinas

Fotos: Arquivo Pessoal

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

Curso de Enfermagem trabalha em Liga de Urgência e Emergência na UniMAX

Campanha Março Lilás: curso de Enfermagem realiza exames em UBS

Artigo de alunas de Enfermagem do Grupo UniEduK é aceito por revista bilíngue focada em Ciências da Saúde

Pular para o conteúdo