A imagem mostra os aparelhos de laparoscopia para treino e técnica de robô assistida adquiridos pelo Grupo UniEduK.

Grupo UniEduK é a primeira instituição privada no Brasil a possuir ambiente de treinamento em laparoscopia e técnica de robô assistida

Destinado aos estudantes do curso de Medicina e demais áreas da Saúde, os simuladores Robotix Mentor Lap Mentor Express fazem parte do ambiente de treinamento em cirurgia minimamente invasiva (laparoscopia e técnica robô assistida)

O Grupo UniEduK é a primeira Instituição privada no Brasil a possuir um amplo ambiente de treinamento em cirurgia minimamente invasiva (laparoscopia e técnica de robô assistida) destinado aos estudantes do curso de Medicina e demais cursos da área da Saúde.

Composto pelos simuladores Robotix Mentor Lap Mentor Express, o ambiente comporta a tecnologia distribuída pela empresa brasileira Endocompany, que representa a Surgical Science/Simbionix, consideradas líderes mundiais no desenvolvimento de plataformas de simulação em realidade virtual.

A finalidade do equipamento é o treinamento em laparoscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. A técnica laparoscópica consiste em realizar pequenas incisões na região abdominal para introdução de uma câmera e algumas pinças de trabalho do calibre de 5 a 10 mm. A utilização de uma microcâmera integrada que permite a visualização direta da cavidade peritoneal, facilitando o trabalho com as pinças, tesouras e grampeadores. É um método muito comum para a retirada da vesícula biliar, por exemplo.

“Por meio de um simulador, o ambiente de laparoscopia e técnica de robô assistida podem ser uma forma de acelerar a curva de aprendizado, minimizando custo financeiro inclusive. O simulador possui diversos exercícios para uso no treinamento, atingindo desde um acadêmico nos primeiros anos da universidade, utilizando-o no auxílio de aprendizado de uma anatomia cirúrgica, até peculiaridades de uma técnica bastante específica para médicos mais experientes”, explica o professor do curso de Medicina, Marcelo Cerdan.

O equipamento traz o módulo cirúrgico, guias para ensino, anatomia para demonstração, o procedimento e guia das etapas a serem cumpridas, além das pinças que estão sendo trabalhadas no momento.

 

BENEFÍCIOS

Na pós-graduação, a técnica de robô assistida vem ao encontro do treinamento do cirurgião, uma vez que, dentro da curva de aprendizado, é necessário cumprir algumas etapas, entre elas, a simulação. O equipamento propicia isso: a realidade de um console, com exercícios básicos, entendimento de câmera e de pedais como a prática dos exercícios e da cirurgia em si, completos, com média gravidade e maior complexidade, segundo Marcelo Cerdan, coordenador do projeto.

Para a graduação, os simuladores possibilitam uma aprendizagem segura, pois os ambientes simulados possibilitam que os erros não causem danos. Para os estudantes de Medicina, o contato com técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e assistidas por robô traz as inovações tecnológicas da área cirúrgica, cada vez mais utilizadas por diversas especialidades.

O uso do simulador possibilita o desenvolvimento de habilidades psicomotoras finas e de precisão, envolvendo visão, propriocepção e movimento. Além desse aporte, mesmo para aqueles estudantes que não optarem pela área cirúrgica, esse recurso educacional permite uma ressignificação da anatomia (planos anatômicos, topografia e relações entre as estruturas) e da morfofuncionalidade de diversos aparelhos orgânicos. Esses conhecimentos são considerados fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio clínico e devem estar ativados durante toda a formação”, destaca a coordenadora do Curso de Medicina, Valéria Lima.

O Grupo UniEduK, como um provedor de conhecimento, a partir desse ambiente de simulação laparoscópica e robótica, traz a possibilidade de o aluno, já durante o curso, ter contato com novas tecnologias, para que, durante a disciplina de técnica cirúrgica, seja exposto ao ambiente de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, tendo seu aprendizado nessa área como parte de um processo de aquisição de conhecimento progressivo”, salientam os técnicos da empresa provedora da tecnologia.

Na pós-graduação, o Grupo UniEduK tem o potencial de se tornar um dos principais Centros de Treinamento em cirurgia minimamente invasiva do Brasil e de toda a América Latina.

                         

Confira notícias do curso de Medicina do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo