Agende uma visita!

Grupo UniEduK incentiva a promoção da Saúde Mental e valorização da vida

Só no primeiro semestre foram atendidas aproximadamente 350 pessoas no Serviço-Escola de Psicologia em Jaguariúna

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, por isso conhecido como Setembro Amarelo. Para ajudar a combater esse problema de Saúde Pública, o Grupo UniEduK – UniFAJ conta com atendimentos gratuitos voltados à escuta e acolhida no Serviço-Escola de Psicologia em Jaguariúna. O atendimento psicológico é realizado pelos estagiários do curso de Psicologia, sob supervisão dos professores supervisores de estágio. A população tem acesso a serviços gratuitos de acolhimento psicológico, psicoterapia, grupos terapêuticos ou psicoeducativos. 

“O Serviço-Escola de Psicologia é porta-aberta à população de Jaguariúna, isso significa que qualquer pessoa interessada pode realizar o seu cadastro na secretaria da Interclínicas, ou ser encaminhada pelos serviços da Rede de Saúde, Educação e Assistência Social do Município”, explica a gestora do curso Vanessa Cabrelon Jusevicius.

Segundo ela, o tema suicídio tem sido trabalhado a partir do desenvolvimento de ações contínuas voltadas para a promoção da Saúde Mental e valorização da Vida, por meio de projetos, palestras e vivências nos campi. Um exemplo é o Programa Percurso, criado em 2011, que visa oferecer suporte psicológico à comunidade acadêmica do grupo UniEduK, visando contribuir para o bem-estar das pessoas atendidas, bem como, promover condições para uma melhor qualidade de vida. Em 2021, foram organizadas palestras para a comunidade interna e participação nas ações do Setembro Amarelo realizadas através das parcerias com os municípios.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), somente em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma pessoa a cada 100 mortes e já é considerada uma das principais ocorrências de óbito em todo o planeta. “O suicídio ainda é considerado um tabu, pois não são facilmente visíveis como outras doenças. Para que a pessoa se sinta mais à vontade para conversar e aceitar ajuda especializada procuramos criar um ambiente acolhedor”, afirma Vanessa. 

Os interessados em agendar os atendimentos psicológicos podem enviar e-mail para psicologia.interclinicas@unieduk.com.br ou obter mais informações do serviço no (19) 3837-8300. A Interclínicas está localizada na Avenidas dos Ipês, 678, em Jaguariúna.

 

Confira notícias do curso de Psicologia do Grupo UniEduK

Skip to content