A imagem mostra as aulas em que os estudantes buscam constante conhecimento.

Grupo UniEduK proporciona constante conhecimento aos alunos de Gastronomia

Orientados pelos professores Sérgio Rischiotto, Tibério Gil e Felipe Santos, estudantes do primeiro semestre são incentivados a obterem constante conhecimento teórico e prático

Diariamente, os estudantes do Grupo UniEduK são incentivados a buscar constante conhecimento teórico e prático nos mais variados segmentos. Os alunos do primeiro semestre do curso de Gastronomia, por exemplo, conheceram os princípios e embasamentos sobre óleos e gorduras. Além disso, também aprenderam sobre alimentos orgânicos e sobre técnicas de pré-preparo e congelamento de alimentos.

 

Princípios e embasamentos sobre óleos e gorduras

Os docentes Sérgio Rischiotto (gestor acadêmico) e Tibério Gil abordaram os diferentes tipos de óleos e gorduras e seus respectivos usos dentro da Gastronomia e Confeitaria no geral.

A aula teve com temática principal a produção de pipoca com diferentes óleos (soja, coco, milho, dendê, manteiga, margarina, azeite e banha de porco). Com isso, os alunos puderam identificar e medir cores, sabores e aromas residuais de cada tipo de óleo ou gordura e avaliar de que maneira podemos utilizar tais óleos nas preparações de Cozinha Quente, Fria, Confeitaria e Panificação”, explica o professor Sérgio.

Segundo o gestor, a aula ainda foi enriquecida com uma sessão de cinema em que os alunos da UniMAX e UniFAJ puderam assistir a documentários com conteúdos relacionados ao tema, composição das gorduras e ainda como o corpo humano reage a elas.

 

Alimentos orgânicos

Já nas disciplinas Nutrição e Gastronomia Saudável, o professor Felipe Santos falou sobre alimentos orgânicos.

De acordo com o docente, a aula mostrou as particularidades e as diferenças da alimentação orgânica em relação à alimentação convencional, além do modo como as duas impactam o corpo.

O aluno pode aplicar a alimentação orgânica, tanto na sua vida pessoal, melhorando a sua saúde, quanto no seu meio profissional, agregando valor aos seus produtos e trabalhando com nichos de mercado dentro da gastronomia, criando um diferencial dentro do mercado”, destaca o docente.

 

Técnicas de pré-preparo e congelamento de alimentos

Na disciplina Bases de Cozinha Fria, o professor Tibério Gil ensinou sobre técnicas de pré-preparo e congelamento de alimentos.

Para isso, os alunos aprenderam na prática as diversas técnicas de pré- preparo e cortes específicos para congelamento de alimentos. Nos processos, foram abordados importantes fatores para preservação dos micronutrientes, estética e sabor dos alimentos.

Pular para o conteúdo