Grupo UniEduK realiza Campanha de Castração de animais em Indaiatuba e Jaguariúna

Iniciativa faz parte da rotina do curso de Medicina Veterinária que promove aprendizado prático aos estudantes sobre técnicas cirúrgicas, além de beneficiar a comunidade

O curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK (UniMAX, UniFAJ e Faagroh) realiza a “Campanha de Castração” nos Hospitais Veterinários da UniMAX (Indaiatuba) e da UniFAJ (Jaguariúna). Para participar, os tutores de animais interessados devem preencher um formulário de inscrição e aguardar o contato. As cirurgias acontecem toda terça-feira, às 13h, em Jaguariúna, e toda quarta-feira, às 14h, em Indaiatuba.

Com valores acessíveis, a iniciativa é um tradicional projeto social que envolve os estudantes de todos os semestres, comprovando o DNA do Grupo UniEduK de oferecer ensino na prática desde o primeiro dia de aula. Em 2021, até o mês de julho, mais de 120 animais já foram operados e cerca de 650 alunos das duas unidades já participaram das castrações.

Além da comunidade em geral, a Campanha atende animais encaminhados pela Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ) do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal da Secretaria de Saúde de Jaguariúna. Em média, o tempo de espera para a castração é de dois meses. Em agosto, cerca de 80 animais foram cadastrados para cirurgias. 

No aspecto acadêmico, o ganho para os futuros veterinários é bastante relevante. Nesta atividade, os alunos desenvolvem competências técnicas e socioemocionais por meio de diversas disciplinas, entre elas Técnica Cirúrgica, Cirurgia de Pequenos e Anestesiologia, com orientações dos professores Dra. Sonia Suzuki e Dr. Arilton Souza. 

A aluna do oitavo semestre, Stefanie Regina Lima, garante que adquiriu grande aprendizado com a atividade. “Aprendemos muito na teoria, porém, para ser médico veterinário somente a teoria não basta. E é um privilégio poder participar da rotina cirúrgica de um hospital e conviver de perto com toda essa adrenalina. Além disso, é uma responsabilidade muito grande, pois lidamos com vidas e isso só sentimos na prática mesmo”, explicou. 

Bruna Azevedo Cazaroto também revela resultados positivos da participação na Campanha. “É uma experiência incrível, pois os alunos são os responsáveis pela campanha acontecer. Eles realizam desde os cálculos das doses, anestesia, o procedimento cirúrgico em si e ficam com os animais até a total recuperação anestésica”, disse. 

A aluna do oitavo semestre atuou como bolsista de atividades práticas, o que conferiu a ela um grande desafio. “São inúmeros fatores que devemos organizar e ter o controle. Nos dias de castração, estamos lidando diretamente com os nossos pacientes, tutores e alunos. É de extrema importância que todos saiam satisfeitos e felizes com o serviço que prestamos. Digo que as campanhas agregam de uma forma inexplicável na minha vida profissional. Me proporcionam desenvolver, cada vez mais, habilidades como organização, comunicação, facilidade com relações interpessoais, como agir quando as coisas não saem como planejamos, entre outras”, comentou Bruna. 

É importante lembrar que os Hospitais Veterinários do Grupo UniEduK são referências, únicos da Região Metropolitana de Campinas com atendimento 24 horas para pequenos e grandes animais, beneficiando toda a comunidade regional. “A qualidade dos nossos hospitais é o reflexo da qualidade do curso que desenvolvemos, onde preparamos os alunos de acordo com as tendências e as reais necessidades do mercado de trabalho”, concluiu o gestor do curso de Medicina Veterinária, prof. Silvio Piotto. 

 

Atenção para os links de inscrição para os tutores de animais!

Confira notícias sobre o curso de Medicina Veterinária do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo