“Março Lilás”: cursos da Saúde promovem atividades relacionadas ao tema

Acompanhados por professores, estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina realizaram ações de conscientização do “Março Lilás”. As atividades aconteceram no campus II da UniFAJ e em diversas UBS de Jaguariúna. O objetivo da campanha é alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero.

Promovendo a campanha “Março Lilás”, os cursos da área da Saúde do Grupo UniEduK realizaram diversas atividades envolvendo não apenas alunos, mas também a comunidade em geral.

Essa campanha refere-se à conscientização sobre a prevenção contra o câncer do colo do útero. A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

De acordo com o INCA, estima-se que, para cada ano do triênio 2022/2024, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

Por isso, uma das ações do curso de Enfermagem foi realizada pela Liga Acadêmica de Saúde da Mulher de Enfermagem (LAESM). Orientados pelas professoras Elaine Ribeiro e Ana Claudia Santos, os alunos idealizaram e implementaram uma intervenção em saúde sobre a temática.

De acordo com as docentes, a atividade procurou conscientizar mulheres acerca da prevenção do câncer de colo de útero, além de oferecer orientações sobre saúde da mulher como um todo.

Para isso, foram montados estandes de orientações no campus II da UniFAJ e distribuídos fôlderes ilustrativos sobre prevenção do câncer de colo de útero. Além disso, a LAESM distribuiu lembranças aos participantes e montou um painel para que os universitários pudessem prestigiar o evento e tirar algumas fotos.

 

OUTRAS ATIVIDADES DO MARÇO LILÁS

Os alunos do quinto semestre de Enfermagem apoiaram a campanha e realizaram uma ação em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tanquinho em Jaguariúna.

Já os estudantes do terceiro semestre fizeram uma intervenção de enfermagem na UBS Roseira de Cima em Jaguariúna. Os alunos do sétimo semestre fizeram uma ação no Hospital Municipal de Pedreira.

Em parceria, o curso de Nutrição e Medicina também promoveram a campanha na UBS Roseira de Cima.

Pular para o conteúdo