Medicina da UniMAX apresenta resultados de pesquisa sobre Covid-19 realizada em parceria com a USP
Estudantes de Medicina do Grupo UniEduK participaram de pesquisa sobre Covid-19 que teve por tema “Manifestações neuropsiquiátricas da Covid-19: um estudo de coorte”
Durante 12 meses, estudantes do Curso de Medicina do Grupo UniEduK (UniMAX) participaram e contribuíram no desenvolvimento da pesquisa sobre Covid-19 realizada pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. O tema foi “Manifestações neuropsiquiátricas da Covid-19: um estudo de coorte” e os primeiros resultados foram apresentados à comunidade acadêmica em um encontro on-line.
O objetivo foi monitorar as alterações e manifestações do sistema nervoso central em 800 pessoas recuperadas da infecção por Covid-19, seis meses após a alta hospitalar. O estudo foi iniciado em novembro de 2020 e finalizado em outubro de 2021.
Entre os dez alunos selecionados para desenvolverem Iniciação Científica nessa pesquisa, nove concluíram o programa e receberam seus certificados em encontro de encerramento que contou com a presença de diretores, docentes e estudantes da UniMAX e coordenadores da pesquisa da USP.
A pesquisa foi orientada e acompanhada pelo professor Dr. Euripedes Constantino Miguel, titular e vice-chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e por Rodolfo Furlan Damiano, psiquiatra, preceptor e doutorando do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Os estudantes da UniMAX apresentaram suas aprendizagens e os primeiros resultados publicados da pesquisa, sendo eles Beatriz Latri Brunetti Peres, Bruna Marques Silva, Felipe Peres Albertoni, Gian Carlo Araújo do Amaral, Júlia de Fátima Navarro Pedro, Késsien Regina Sander Oliva, Marina de Menezes Corradi, Rodrigo Hadade e Vanilda Ramos Alexandre Serrano Guimarães.
Dr. Euripedes manifestou sua satisfação com o trabalho. “Fiquei muito impactado com tudo que vocês fizeram. Rodrigo foi capaz de manter unidos os alunos até o final em torno de um projeto maravilhoso. Vejo o quanto vocês aprenderam escrevendo, entrevistando e lendo sobre pesquisa”, enfatizou. O que motiva estar aqui é que tenho muitos valores em comum com a liderança da UniMAX”, acrescentou.
Por sua vez, Rodolfo Furlan Damiano ressaltou: “Para mim, é muito especial estar aqui, pois foi uma confiança depositada em mim. Quando temos alunos de Iniciação Científica tão brilhantes é um grande desafio. Agradeço essa oportunidade. Esse momento ficará marcado na minha história. É muito emocionante estar aqui”.
A apresentação do encontro on-line foi feita pelo diretor regulatório acadêmico do Grupo UniEduK, professor Hércules Domingues, que destacou: “A partir das avaliações psiquiátricas e cognitivas, os estudantes puderam se desenvolver cientificamente, clinicamente e pessoalmente, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências frente ao cenário da pandemia e também da Ciência”..
Presente no evento, a gestora acadêmica do curso de Medicina da UniMAX, professora Valéria Vernaschi Lima, também falou sobre a relevância da participação dos estudantes nessa pesquisa. “As parcerias nos deixam fortalecidos. Tudo o que conseguimos fazer de maneira multicêntrica tem abrangência e impacto relevantes. Participar dessa iniciativa é privilégio e uma honra, em especial, porque o objetivo desse estudo “conversa” com a nossa missão institucional de fazermos uma melhor saúde por meio da formação de melhores profissionais de saúde”, destaca a docente.
Participaram, ainda, do encontro, a diretora da UniMAX, professora Luciana Mori Gomes, a coordenadora Núcleo de Ensino e Pesquisa do Grupo UniEduK, professora Ana Maria Sperandio, entre outros professores e alunos do curso de Medicina.