Orientador pedagógico do Grupo UniEduK publica livros sobre ensino-aprendizagem na Enfermagem

Compartilhe
Professor Alexandro Marcos Menegócio, orientador pedagógico do curso de Enfermagem, contribui com a escrita de dois livros sobre as práticas da profissão relacionadas ao ensino

A fim de contribuir para a troca de experiências na comunidade acadêmica, o orientador pedagógico do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK, professor Alexandro Marcos Menegócio, publicou dois livros que abordam a profissão e o ensino.

As obras foram construídas de forma colaborativa e contam com a participação de Luciane Gatti Perez Pivello e Patrícia Helena Breno Queiroz.

O primeiro livro, intitulado “Descomplicando o Exame Físico de Enfermagem”, foi publicado no meio do ano de 2021. Nessa obra, o leitor encontra valiosas informações sobre o exame físico, contando com relatos de experiências e as melhores práticas voltadas à avaliação.

“Mais do que um repositório de informações, este livro se apresenta como um verdadeiro manual de como fazer o exame clínico, enriquecendo e valorizando as atribuições dos profissionais enfermeiros nos diferentes contextos de cenário de prática”, declaram os autores na sinopse do livro.

Denominada “Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: da Teoria à Prática”, a segunda obra que possui contribuição do professor do Grupo UniEduK foi publicada no início do ano de 2022. Nesse livro, os docentes compartilham suas experiências em sala de aula, no ensino de graduação na área de saúde, vivenciando potencialidades e fragilidades.

A obra é destinada, principalmente, a docentes. “Nesse sentido, refletindo sobre a importância de um espaço de compartilhamento de boas práticas, estratégias inovadoras e vivências exitosas, nossa proposta é instrumentalizar docentes para uma postura mediadora atrelada às novas perspectivas educacionais”, contam os autores na sinopse.

 

Sobre o orientador pedagógico

O professor Alexandro é graduado em Enfermagem, além de ter especializações em Enfermagem no Trauma; em Administração; em Didática e Metodologia do Ensino Superior; em Psicopedagogia; em Multiprofissional em Intervenções na Dependência Química; em Metodologias para Educação à Distância; em Preceptoria do SUS; em Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior.

O docente também é mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e tem experiência prática em diferentes serviços de atenção à saúde, tanto no contexto hospitalar como da saúde coletiva.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©