Pós-graduação lato sensu proporciona conhecimento prático aplicado à realidade de mercado

Prof. Ana Claudia Mendes Sousa explica a importância de se tornar especialista na área de atuação

Os cursos de pós-graduação lato sensu são uma modalidade que tem como objetivo proporcionar aos profissionais atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação. Surgiram na década de 1960, quando foi oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação e, desde então, acompanha as transformações de mercado e de inovações tecnológicas, trazendo novos temas e abordagens.

Ao fazer uma pós-graduação, o profissional se torna especialista em uma determinada área e se atualiza com as novidades do mercado. É uma maneira de se obter conhecimento avançado em um determinado assunto e permear novas áreas de atuação.

Diante das diversas áreas do conhecimento e com infinitas possibilidades, é importante que o profissional faça uma análise com cuidado, esteja certo de seus objetivos pessoais e profissionais para saber que curso de pós-graduação pode servir de impulso para alcançar seus sonhos e construir carreira de sucesso.

Confira abaixo quatro dicas que podem ajudar no processo de decisão. 

1 – Identificar os objetivos, afinidades e interesses

O primeiro passo é fazer uma autorreflexão.

Pergunte a si mesmo(a):

  1. Onde eu quero estar daqui a 5 ou 10 anos?
  2. Quais os objetivos quero atingir?
  3. A área em que atuo é a que desejo me manter ou gostaria de mudar de área?

Com as respostas, o profissional pode entender os pontos que precisa para desenvolver habilidades e projetar uma carreira que englobe todos esses pontos.

2 – Ter disponibilidade

É importante ter tempo hábil para se dedicar aos estudos, analisar a rotina e encaixar todas as atividades que envolvem a pós-graduação: horas dedicadas aos estudos, aos trabalhos, às aulas. Em algumas situações, vale mesmo priorizar os estudos, sacrificando algumas horas de lazer. A dedicação é importante e pode ajudar a conquistar a trajetória do sucesso profissional.

3 – As modalidades

A pós-graduação “especialização” permite aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto por ter um direcionamento mais objetivo. É indicada para todos os profissionais – os experientes e os recém-formados. Já para os profissionais que buscam por áreas com foco em gestão e/ ou liderança, há a pós-graduação MBA (Master Business Administration). Nessa modalidade, o profissional tem também a oportunidade de aprofundar o conhecimento nos aspectos mais técnicos da área de gestão.

4 – Pesquise

Ao encontrar o curso de pós-graduação de seu interesse, o profissional deve analisar os aspectos e os detalhes que envolvem o curso, como:
– Grade curricular
– Professores;
– Coordenação de curso;
– Se algum amigo, colega conhece o curso ou a instituição de ensino.

Vale lembrar: o sucesso ao realizar uma pós-graduação depende muito da iniciativa do profissional, considerando autoanálise, pesquisa sobre as opções de mercado e dedicação às aulas. Aproveite e boa sorte!

 

Referência Bibliográfica
OLIVEIRA, Fátima Bayma. Origem e evolução dos cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8285/7062>. Acesso em 31 de maio de 2021.

Prof. Ana Claudia Mendes Sousa – Graduada em Turismo e Pedagogia, pós-graduada em Economia e Mestre em Administração. Coordenadora de cursos de Pós-Graduação do Grupo UniEduK 

 

Confira notícias da Pós-Graduação do Grupo UniEduK 

Pular para o conteúdo