A imagem de capa mostra momentos do evento do projeto 100% Saúde na UniMAX, em Indaiatuba.

Projeto 100% Saúde inicia atividades com palestras de especialistas

Em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, o Grupo UniEduK inicia o projeto 100% Saúde, que incentiva mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida da comunidade

No mês de março, o Grupo UniEduK e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba retomaram as atividades do Projeto 100% Saúde. O objetivo é promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida de pessoas com sobrepeso, obesidade mórbida ou para quem busca ter uma relação mais saudável com a comida.

Semanalmente, os pacientes inscritos no programa se reúnem para aprender mais sobre saúde e realizar o monitoramento da perda de peso. Os encontros contaram com palestras e orientações prestadas por uma equipe composta por médico-cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga, além de convidados especiais.

A primeira palestra foi ministrada aos participantes pelo médico-cirurgião Dr. Felipe Chaim com o tema “Covid-19 & Obesidade”. Na oportunidade, o profissional propôs uma discussão sobre como a pandemia colaborou para o aumento da obesidade e outras comorbidades. Além disso, explicou por que a condição se tornou um dos principais fatores de risco para mau prognóstico nos infectados por SARS-CoV-2.

É hora de voltarmos as atenções para o tratamento das doenças que foram preteridas durante a pandemia ou colheremos as complicações nas próximas décadas”, declara Dr. Felipe Chaim.

Na semana seguinte, a nutricionista Natália Luciane Amorin apresentou a palestra “Fake News – O olhar da Nutrição”, na qual desmentiu dietas que são amplamente divulgadas, mas que não são eficientes para a perda de peso que os pacientes desejam. A profissional é especialista em obesidade, emagrecimento e cirurgia bariátrica pelo Hospital Albert Einstein, além de atuar nesta mesma área no Hospital da Unicamp.

A psicóloga Ada Maria Riberti conduziu a primeira conversa do mês de abril, trazendo o tema “O Futuro se constrói HOJE!”. A especialista abordou questões sobre os impedimentos que levam a adiar decisões importantes e os diferentes fatores emocionais que interferem no ganho de peso.

Na próxima semana, dia 13/04, o docente do curso de Educação Física do Grupo UniEduK, professor Luiz Guilherme Bergamo, estará presente e falará sobre as “Consequências de exercícios mal feitos” aos participantes do 100% Saúde. O professor é especialista em fisiologia do exercício e mestre em Ciências do Movimento Humano, na linha de pesquisa da Pedagogia do Movimento e Lazer.

 

PROJETO 100% SAÚDE

Na primeira fase do 100% Saúde foram atendidas aproximadamente seis mil pessoas que, juntas, eliminaram mais de 12 toneladas. O projeto foi criado em 2015 para atender aos pacientes com sobrepeso ou obesidade mórbida, interessados em fazer reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica (redução do estômago) em busca do bem-estar físico e mental.

 

Confira notícias do curso de saúde do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo