Agende uma visita!

Projeto “Despertando Sentidos” constrói aparelhos de reabilitação pós-Covid 19 com os alunos de Engenharia de Produção e Fisioterapia

Ação integrada de cursos do Grupo UniEduK promove atividade prática para desenvolvimento de produtos

O desenvolvimento de aparelhos para a reabilitação pós-Covid 19 foi o motivo que uniu alunos do Grupo UniEduK – do oitavo semestre de Engenharia de Produção (UniMAX e UniFAJ) e do quarto semestre de Fisioterapia (UniFAJ). As turmas se encontraram no dia 13 de agosto para participar de uma etapa do Projeto “Despertando Sentidos – Análise de Necessidade”. A atividade prática esteve relacionada às disciplinas Projeto do Produto Design Universal (Engenharia de Produção) e Recursos Mecânicos (Fisioterapia). 

Além de contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem dos futuros engenheiros e fisioterapeutas, a ação tem um impacto social relevante, uma vez que os aparelhos serão utilizados na Interclínicas de Jaguariúna, que atende à comunidade local. 

Esta atividade foi planejada pelo professor Geraldo Gonçalves Delgado Neto, da Engenharia de Produção, em parceria com a professora Juliana Leite, de Fisioterapia. “É incrível ver que a sociedade tem muita dificuldade de compreender a importância da diversidade e da empatia com o próximo. Através do projeto, os alunos podem identificar a real necessidade das pessoas e transformá-la em requisitos mensuráveis de projeto, para que a Engenharia desenvolva um projeto do produto para atender estas pessoas, através do Design Universal”, explicou. 

Cerca de 40 estudantes participaram da iniciativa. Enquanto os estudantes de Engenharia de Produção faziam cálculos e questionamentos para a produção dos aparelhos, os alunos de Fisioterapia apontavam necessidades e ajustes necessários, contribuindo assim para maior efetividade dos resultados. 

 

Projeto “Despertando Sentidos”

Surgiu em 2014, com a aplicação no desenvolvimento de projetos com Design Universal –  iniciativa de se projetar para todos, incluindo tanto aqueles com algum tipo de deficiência, quanto aqueles que não as possuem. O usuário também pode ter algum tipo de dificuldade na utilização de produtos ou ambientes, devido às características específicas de onde se encontra. Assim sendo, o Design Universal vem para apresentar soluções a essa problemática.  O objetivo é o de sensibilizar e criar vínculos entre as pessoas em um mundo de interações digitais e despertar um olhar mais humanizado nos futuros engenheiros.

A iniciativa reforça o compromisso do Grupo UniEduK com metodologia de ensino inovadora, colocando o futuro profissional na realidade de cada profissão e daquilo que o mercado de trabalho exige. Além disso, o projeto contribui com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

 

Confira notícias sobre o curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK

Skip to content