A imagem mostra alunos do curso de Gastronomia e o gestor acadêmico Sérgio Rischiotto com aventais do projeto Mão na Massa.

Projeto Mão na Massa: Gastronomia do Grupo UniEduK realiza oficinas de integração com culinária

Em parceria com o Lar Feliz, curso de Gastronomia do Grupo UniEduK retoma projeto social Mão na Massa, que visa reintegrar famílias em situação de vulnerabilidade

Em 2022, o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK retomou o projeto Mão na Massa, que promove oficinas gastronômicas com crianças acolhidas pelo Lar Feliz em Jaguariúna. A ação visa promover convívio terapêutico entre essas crianças e suas famílias, reafirmando os laços afetivos, com intenção de reconstruir o círculo familiar.

A cada mês, acontece um encontro da oficina. Nesses encontros, as famílias constituem grupos que, com auxílio dos alunos de Gastronomia, preparam e degustam diversas receitas. De acordo com o docente responsável pela iniciativa e gestor acadêmico do curso, professor Sérgio Rischiotto, por meio da Gastronomia, é possível propiciar bons momentos de interação e aproximação.

O intuito desse projeto é fazer com que as crianças se reaproximem do pai, da mãe, da avó, e que esse vínculo familiar se torne um pouco mais forte. Por meio da Gastronomia, das receitas, conseguimos atingir esse objetivo de promover a aproximação familiar”, reforça o professor.

 

PROJETO MÃO NA MASSA

A parceria entre o Grupo UniEduK (UniFAJ) e o Lar Feliz teve início no ano de 2013, com a implantação do projeto Mão na Massa. Na ocasião, o então gestor acadêmico do curso de Gastronomia orientou o projeto junto à instituição. Nesse início, a UniFAJ auxiliou na compra e montagem de equipamentos para implantação da padaria do Lar Feliz e, posteriormente, na metodologia do curso nos anos seguintes.

A psicóloga do Lar Feliz e idealizadora do projeto, Solange Maria Wagner, conta que o surgimento do Mão na Massa se deu com o intuito de criar um espaço terapêutico que pudesse aliar uma atividade entre o acolhido e os responsáveis, para estimular o vínculo e o afeto. “Foi por meio dessa parceria que iniciamos a produção de panetones e chocotones, comercializados sempre na Campanha de Natal da entidade”, completa Solange.

Nos dias atuais, o Grupo UniEduK é responsável por elaborar a metodologia e certificação do curso de culinária no Lar Feliz. Em 2013, um dos estagiários do projeto era Sérgio Rischiotto, atual gestor acadêmico do Grupo UniEduK e professor do projeto Mão na Massa.

Além de fornecer horas complementares aos alunos, o estágio no projeto é de suma importância. Os estagiários auxiliam diretamente os participantes, acolhendo, orientando, colocando em prática o propósito da iniciativa. “Como temos um considerável número de participantes, geralmente em torno de 50 pessoas por atividade, a presença dos estagiários é fundamental para auxiliar o professor e o desenvolvimento das receitas”, comenta a psicóloga.

 

INTEGRAÇÃO

“É muito prazeroso, muito bacana. Eles (os participantes) aprendem a receita, degustam e depois tem a aproximação entre os membros da família”, começa dizendo o gestor acadêmico Sérgio Rischiotto, sobre sua participação na iniciativa.

Os responsáveis pelo Lar Feliz contam que houve muita evolução nas relações familiares durante esses anos de oficina. Solange, a psicóloga, relata que muitas crianças foram reintegradas ao convívio familiar graças ao projeto Mão na Massa. “Durante as atividades do Projeto, melhoraram o convívio familiar, fortaleceram vínculos e passaram a se relacionar e comunicar de uma forma diferenciada, possibilidades essas criadas através do Mão na Massa”.

Com isso, os alunos do Grupo UniEduK podem dizer que fizeram diferença na vida de diversas famílias!

 

Confira notícias do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo