
Projeto Mão na Massa: Gastronomia do Grupo UniEduK realiza oficinas de integração com culinária
Em parceria com o Lar Feliz, curso de Gastronomia do Grupo UniEduK retoma projeto social Mão na Massa, que visa reintegrar famílias em situação de vulnerabilidade
Em 2022, o curso de Gastronomia do Grupo UniEduK retomou o projeto Mão na Massa, que promove oficinas gastronômicas com crianças acolhidas pelo Lar Feliz em Jaguariúna. A ação visa promover convívio terapêutico entre essas crianças e suas famílias, reafirmando os laços afetivos, com intenção de reconstruir o círculo familiar.
A cada mês, acontece um encontro da oficina. Nesses encontros, as famílias constituem grupos que, com auxílio dos alunos de Gastronomia, preparam e degustam diversas receitas. De acordo com o docente responsável pela iniciativa e gestor acadêmico do curso, professor Sérgio Rischiotto, por meio da Gastronomia, é possível propiciar bons momentos de interação e aproximação.
“O intuito desse projeto é fazer com que as crianças se reaproximem do pai, da mãe, da avó, e que esse vínculo familiar se torne um pouco mais forte. Por meio da Gastronomia, das receitas, conseguimos atingir esse objetivo de promover a aproximação familiar”, reforça o professor.
PROJETO MÃO NA MASSA
A parceria entre o Grupo UniEduK (UniFAJ) e o Lar Feliz teve início no ano de 2013, com a implantação do projeto Mão na Massa. Na ocasião, o então gestor acadêmico do curso de Gastronomia orientou o projeto junto à instituição. Nesse início, a UniFAJ auxiliou na compra e montagem de equipamentos para implantação da padaria do Lar Feliz e, posteriormente, na metodologia do curso nos anos seguintes.
A psicóloga do Lar Feliz e idealizadora do projeto, Solange Maria Wagner, conta que o surgimento do Mão na Massa se deu com o intuito de criar um espaço terapêutico que pudesse aliar uma atividade entre o acolhido e os responsáveis, para estimular o vínculo e o afeto. “Foi por meio dessa parceria que iniciamos a produção de panetones e chocotones, comercializados sempre na Campanha de Natal da entidade”, completa Solange.
Nos dias atuais, o Grupo UniEduK é responsável por elaborar a metodologia e certificação do curso de culinária no Lar Feliz. Em 2013, um dos estagiários do projeto era Sérgio Rischiotto, atual gestor acadêmico do Grupo UniEduK e professor do projeto Mão na Massa.
Além de fornecer horas complementares aos alunos, o estágio no projeto é de suma importância. Os estagiários auxiliam diretamente os participantes, acolhendo, orientando, colocando em prática o propósito da iniciativa. “Como temos um considerável número de participantes, geralmente em torno de 50 pessoas por atividade, a presença dos estagiários é fundamental para auxiliar o professor e o desenvolvimento das receitas”, comenta a psicóloga.
INTEGRAÇÃO
“É muito prazeroso, muito bacana. Eles (os participantes) aprendem a receita, degustam e depois tem a aproximação entre os membros da família”, começa dizendo o gestor acadêmico Sérgio Rischiotto, sobre sua participação na iniciativa.
Os responsáveis pelo Lar Feliz contam que houve muita evolução nas relações familiares durante esses anos de oficina. Solange, a psicóloga, relata que muitas crianças foram reintegradas ao convívio familiar graças ao projeto Mão na Massa. “Durante as atividades do Projeto, melhoraram o convívio familiar, fortaleceram vínculos e passaram a se relacionar e comunicar de uma forma diferenciada, possibilidades essas criadas através do Mão na Massa”.
Com isso, os alunos do Grupo UniEduK podem dizer que fizeram diferença na vida de diversas famílias!