Agende uma visita!

Projeto UniEduK Seguro realiza APS de Treinamento de Primeiros Socorros com alunos de Enfermagem

Ações possibilitam vivências de ensino na prática, capacitando os futuros profissionais no atendimento das situações de urgência e emergência

O Grupo UniEduK (UniMAX, UniFAJ e FAAGROH) realizou nos dias 28 de agosto, 11 e 18 de setembro, a Atividade Prática Supervisionada – APS “Treinamento de Primeiros Socorros”. Alunos, desde o primeiro ano do curso de Enfermagem, puderam participar, comprovando o compromisso de ensino na prática.

As ações fazem parte do Projeto UniEduK Seguro e estão atreladas à disciplina de Integração Ensino Serviço e Comunidade. Cerca de 90 estudantes participaram, com a orientação dos professores responsáveis Rodrigo Guerra e Adriana Tebaldi.

Com a pandemia, os Protocolos de Biossegurança contra a Covid-19 vieram para ficar e o UniEduK Seguro nasceu tendo como objetivo primordial a manutenção do Comitê de Monitoramento, pensando na segurança e na saúde de docentes, alunos e colaboradores. 

Todos os alunos de Enfermagem estão envolvidos, auxiliando no monitoramento de saúde, com coleta de dados referente a sinais e sintomas precoces da Covid-19 dentro dos campi, além de outras temáticas, como a do Treinamento de Primeiros Socorros.

Esse projeto permite uma aproximação dos discentes com a comunidade acadêmica, no atendimento de suas necessidades de saúde no contexto universitário, além da possibilidade de desenvolverem competências e habilidades de práticas de enfermagem.

Para a comunidade acadêmica, a relevância é bem significativa, pois podem resolver problemas de primeiros socorros pequenos no próprio ambiente acadêmico. “Com essa capacitação realizada pelos próprios docentes do curso de Enfermagem, os alunos estão tendo a oportunidade de relembrar competências já trabalhadas ou até mesmo aprender conceitos novos relacionados a primeiros socorros.  O trabalho dos alunos de vigilância relacionado a Covid-19 despertou a necessidade de retomar esse projeto, pois já fomos procurados para atender outras demandas relacionadas aos primeiros socorros”, explicou a gestora do curso de Enfermagem, prof. Elaine Valias. 

A possibilidade de eventual detecção precoce em casos de suspeita de Covid-19 é outro ganho importante da iniciativa. “A retomada dos treinamentos para o Projeto UniEduK Seguro envolve medidas de primeiros socorros nos campi e monitoramento em casos suspeitos e confirmados de Covid-19. São momentos de aprendizado intenso para os alunos do curso de Enfermagem, sendo possível também relacionar os conhecimentos teóricos para os cenários de prática, atendendo também uma demanda institucional e acadêmica”, disse o orientador pedagógico do curso de Enfermagem, prof. Alexandro Marcos Menegócio.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK

Skip to content