Setembro Amarelo: Cursos do Grupo UniEduK contribuem para campanha nacional de prevenção ao suicídio

Cursos da área da saúde do Grupo UniEduK chamam a atenção para a saúde mental durante a campanha nacional “Setembro Amarelo”

Durante o mês de setembro, os cursos do Grupo UniEduK, principalmente da área da saúde, participaram ativamente da campanha nacional do “Setembro Amarelo”. Foram realizadas diversas ações com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio.

O curso de Medicina, realizou intervenções de conscientização na Unidade Básica de Saúde Roseira de Cima, em Jaguariúna. Acompanhados pela médica Maria Adelaide Pinheiro Lima e pela Enfermeira Dalita, os estudantes entregaram folhetos e explicaram a importância do cuidado com a saúde mental.

Além disso, o curso de Medicina também organizou um Talk Show, transmitido ao vivo no YouTube do Grupo UniEduK. “Setembro Amarelo: Combate ao Suicídio” foi o tema discutido pelas alunas Isabella Domingo Mattar e Martha Lauange Soares, também na companhia da Drª Maria Adelaide Pinheiro Lima.

Da mesma forma, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK (UniFAJ) realizou duas intervenções no Hospital Municipal de Pedreira. A primeira delas, explicou aos pacientes que aguardavam atendimento no local os benefícios do cuidado psicológico durante todo o ano. A segunda, consistiu em uma ação temática voltada aos profissionais do hospital, com atividades lúdicas sobre o Setembro Amarelo.

 

O curso de Psicologia, destaque durante a campanha, iniciou o mês com o evento “Dar vida às áreas da vida”. De acordo com a gestora acadêmica da graduação, professora Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius, a ação foi pensada para abrir a sequência de ações do Setembro Amarelo, conscientizando os alunos sobre o que são e quais os principais cuidados com a saúde mental.

Dando seguimento à campanha, estudantes colocaram em prática os conhecimentos sobre o tema. No campus II da UniFAJ (Jaguariúna), os futuros psicólogos abordaram outros alunos que passavam pelo Centro de Convivência, convidando para atividades lúdicas de autoconhecimento.

Uma dessas atividades também aconteceu na UniMAX (Indaiatuba), onde os estudantes de Psicologia disponibilizaram um quadro de frases positivas no centro de convivência, próximo às cantinas.

Além de atividades no interior dos campi, o curso de Psicologia levou as ações da campanha muito além, ministrando palestras em empresas e participando de programas de rádio. Uma das empresas que recebeu o Grupo UniEduK para ações relacionadas à saúde mental foi a Diso Indaiatuba, no dia 28/09.

Em Salto, o orientador pedagógico do curso concedeu uma entrevista à rádio FM90, na qual explicou do que se trata o Setembro Amarelo e quais as principais medidas que podem ser tomadas para aprimorar a saúde psicológica. Ainda, a gestora Vanessa foi entrevistada pela Rádio Brasil Campinas, apontando onde as pessoas podem encontrar auxílio psicológico profissional.

 

Por fim, vale lembrar que os Centros Acadêmicos de Psicologia da UniFAJ (Jaguariúna) e UniMAX (Indaiatuba) oferecem atendimento gratuito à população. Para mais informações, acesse: Setembro amarelo: programa oferece atendimento psicológico gratuito em Indaiatuba e Jaguariúna.

Pular para o conteúdo