A imagem mostra o evento multidisciplinar realizado pelos alunos dos cursos de saúde do Grupo UniEduK durante o Setembro Amarelo.

Setembro Amarelo reúne alunos dos cursos de saúde do Grupo UniEduK

Sequência de palestras sobre transtornos de ansiedade e depressão reúne alunos dos cursos de saúde do Grupo UniEduK durante a campanha do Setembro Amarelo

Como parte das ações desenvolvidas durante a campanha do Setembro Amarelo, alunos dos cursos de saúde do Grupo UniEduK participaram de uma série de palestras no anfiteatro do campus II da UniFAJ. O evento, denominado “Transtornos de ansiedade e depressão e o manejo da equipe multidisciplinar”, foi organizado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem e reuniu alunos de Farmácia, Fisioterapia e Medicina.

É a primeira vez que ocorre um evento multidisciplinar nesse formato, por iniciativa dos próprios alunos! Eles evidenciaram que precisamos falar mais sobre saúde mental”, destaca a gestora acadêmica do curso de Enfermagem, professora Elaine Valias.

A reunião iniciou com uma representação teatral para sensibilização e alerta sobre suicídio, escrita pela aluna Laís Beatriz do sexto semestre do curso de Enfermagem. “Para mim, o Setembro Amarelo é um evento muito importante. Foi muito produtivo e maravilhoso, acredito que veio para acrescentar em nossas vidas”, comenta a aluna sobre o evento.

Dando início às palestras da noite, o enfermeiro e alumni do Grupo UniEduK Alessandro Augusto Falleiros de Moraes apresentou “O papel da Enfermagem no transtorno de ansiedade e depressão” aos estudantes presentes. Em seguida, a fisioterapeuta Valéria Augusto moderou uma conversa sobre “Como a Fisioterapia pode ajudar no combate à ansiedade”.

“Durante o evento pude perceber, pelas apresentações, o quão alarmante está a situação emocional da sociedade. Além da necessidade de estar aberto a escutar e prestar auxílio, muito além de tratar apenas o físico, aprendi sobre como devemos cuidar de nós mesmos, porque somente estando bem, podemos auxiliar”, compartilha o aluno Leonardo de Campos Junior, do oitavo semestre do curso de Fisioterapia do Grupo UniEduK

Logo depois, a alumni do curso de Nutrição do Grupo UniEduK, Andressa Baldissera, ministrou palestra sobre como a ansiedade e depressão impactam na compulsão alimentar e quais alimentos ajudam no controle dessa ansiedade. A psicóloga e também alumni, Janes Ohana Rocha Soares, veio em seguida para alertar os estudantes sobre a importância da Psicologia em um contexto de ansiedade e depressão.

Por fim, o médico Luiz Felipe Baioni Aylon mostrou como, fisiologicamente, o corpo mostra a ansiedade, com sinais e sintomas.

Sobre a participação no evento, a aluna Manuela Brizotti Zaentti, do quinto semestre do curso de Medicina do Grupo UniEduK, conta: “Teve grande significado. Tenho certeza de que tocou, de alguma maneira, todos que participaram! Trabalhar em equipe visando à saúde é muito gratificante e proporciona muito aprendizado, pois vemos todos atuando juntos, mostrando cada aspecto da área”.

Além dos alunos, o professor Fábio Luís Montanari, um dos organizadores do evento, mostrou-se muito satisfeito. “Foi emocionante ver a liderança do Centro Acadêmico de Enfermagem na organização do evento, e por eles terem feito a ponte para construir o mesmo de forma multidisciplinar”.

Em deferimento pela realização dessa ação no Setembro Amarelo, o docente e os alunos do Centro Acadêmico de Enfermagem receberam uma certificação do COREN-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), reconhecendo a importância da iniciativa no meio acadêmico.

 

Confira notícias do curso de Enfermagem do Grupo UniEduK:
Pular para o conteúdo