Agende uma visita!

Terraceamento e Geoprocessamento Agrícola é tema de atividade prática de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK

Iniciativa realizada pela FAAGROH determinou as curvas de nível de uma propriedade rural para a construção de um terraceamento de lavoura

Alunos do quarto semestre de Engenharia Agronômica da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra, do Grupo UniEduK, participaram de atividade diferenciada, realizada numa propriedade no município de Santo Antônio de Posse. O objetivo foi ensinar na prática o manejo do solo para a proteção física da erosão. 

Segundo a docente responsável pelo projeto, professora Izabella Menuzzo Lucon, a erosão hídrica degrada o solo e uma das formas de prevenir que isso ocorra é por meio do terraceamento da lavoura, procedimento feito pelos alunos. 

Durante a atividade, foi realizada a construção de terraços para acompanhar as curvas de nível do terreno. Os estudantes puderam observar pessoalmente como a textura do solo e o desnível da área interferem na distância entre os terraços, além de outros fatores importantes para a aplicação das teorias aprendidas em sala de aula.

De acordo com a docente, a obra realizada tem função de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas, diminuindo a velocidade do escoamento e podendo aumentar o volume de água infiltrada no solo. “Esta estratégia pode ser bem aproveitada em tempos de mudanças climáticas para aumentar a produtividade e garantir a produtividade do solo, resultados muito almejados na produção agrícola”, explica a docente.

 

Confira notícias sobre o curso de Engenharia Agronômica do Grupo UniEduK

Skip to content