Trabalho do curso Psicologia do Grupo UniEduK é aprovado em Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP)

Alunos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP) participaram com pôster sobre as atividades no primeiro semestre de 2021

O curso de Psicologia do Grupo UniEduK marcou presença no XV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e Carreira, promovido pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) entre os dias 8 e 14/09. A participação aconteceu por meio da produção de trabalho referente ao desenvolvimento e aplicação do Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), que aconteceu durante o primeiro semestre do ano de 2021.

Elaborado em conjunto com as professoras Paula Alessandri Meyer e Lucilene Tofoli, o projeto dos alunos foi aprovado para a participação no evento após uma análise às cegas realizada por pareceristas. 

“É gratificante enquanto aluna ver um trabalho que contou com a nossa grande dedicação ser divulgado pela ABOP, além de ser visto e conhecido por diversos profissionais e estudantes. Participar de um congresso significa compartilhar novos conhecimentos e adquirir experiências, e foi exatamente isso que aconteceu”, conta a aluna do décimo semestre de Psicologia, Ana Julia Piva, sobre sua participação.

O Congresso aconteceu de forma remota. A experiência permitiu que os alunos se conectassem com espaços fundamentais para a atuação na área de orientação de carreira e  tivessem acesso a referências para a prática profissional. “A própria elaboração do pôster permite experienciar e amadurecer ainda mais as competências de elaboração e exposição dos trabalhos em congressos desta magnitude”, completa a supervisora de estágio na ênfase Psicologia e Processos de Gestão, prof. Paula Alessandri Meyer.

Responsável pelo Congresso, a Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) é a única instituição brasileira que congrega profissionais relacionados à Orientação Profissional, o que a torna essencial para o compartilhamento de conceitos importantes e debates da área. “As trocas de experiências entre alunos, supervisoras e participantes foi enriquecedora, e a todo momento fiquei repleta de reflexões a respeito do mundo profissional e de como isso estará envolvido com minha futura profissão”, reforça a aluna Ana Julia Piva.

O Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP) ocorre há seis anos com alunos do nono e do décimo semestre do curso de Psicologia do Grupo UniEduK. Funciona como projeto de campo de estágio. A iniciativa tem como objetivo preparar os participantes para o mercado de trabalho, além de desenvolver competências para a formação dos alunos em Orientação Profissional como prática formativa. 

“Participar do PDP foi uma experiência muito boa e positiva, pois através dele pude aprimorar algumas habilidades técnicas e comportamentais, assim como, passei a me sentir mais confiante para seguir em minha trajetória profissional e buscar por novos desafios”, ressalta a aluna Renata Santana do Nascimento, que também participou da submissão do pôster para o Congresso da ABOP.

Neste mês, o curso de Psicologia lançará novas inscrições para participação no Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP), que acontecerá em outubro e novembro, com a condução dos(as) estagiários(as) de último ano. Acompanhe a divulgação do programa!

 

Confira notícias do curso de Psicologia do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo