
Ações são coordenadas pela equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) e contam com encontros semanais.
Aprimorar as qualidades acadêmicas, além de buscar e produzir conhecimento diferenciado está entre os benefícios de quem participa do Programa de Iniciação Científica - PIC do Grupo UniEduK. Com isso, é possível despertar a visão de um caminho inovador e diferenciado para a jornada futura de um profissional com habilidades e competências para pesquisa.
Desde 2015 o instituto de educação superior vem investindo na pesquisa com alunos de graduação, com cursos, acompanhamentos, participação de congressos nacionais e internacionais. É o caso da turma 2021 do PIC, que desde abril está desenvolvendo projetos criativos e relevantes para a sociedade. O início dos trabalhos está sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) e coordenação da Prof.ª Dr.ª Ana Maria Girotti Sperandio.
O primeiro encontro, que aconteceu entre os dias 20 e 27 de abril, contou com mais de 90 participantes, entre eles a equipe do NEPI, os orientadores dos PIC e os alunos da edição 2021. No segundo momento, os integrantes deste ano contaram com a presença dos egressos do Programa de 2020 que deixaram depoimentos sobre como foi ter participado de todo o processo.
Os alunos participantes aprovaram a experiência. "Aproveitar cada dia semanal que vocês têm aqui. A oportunidade que vocês têm aqui, não só na parte de aprender, porque vocês vão ter vários cursos, mas também com os professores e outros orientadores aqui do NEPI. [...] Foi uma das partes mais gostosas da minha Iniciação Científica, ter contato com estudantes, outros tipos de pesquisa e ter essas experiências passando de um para o outro”, comentou a aluna Liangrid Nunes Barroso Rodrigues, aluna de Medicina Veterinária.
“Outra experiência que eu tive que mais gostei foram os cafés filosóficos todas as sextas-feiras, é um ambiente bem descontraído, onde a gente pegava pipoca, coisas para comer, são temáticos os cafés filosóficos, mas é acaba sendo uma oportunidade até para a gente se expressar outras perguntas, questionamentos, abrir outros assuntos, é bem dinâmico, bem aberto e eu aconselho vocês aproveitarem bastante porque é bem gostoso.[...]", acrescentou a aluna.
Já o aluno Lucas Matheus Bispo Césped, do curso de Medicina, destacou o crescimento em vários aspectos. "O PIC, para mim, foi uma grande oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal, integrando conhecimentos e dialogando com a realidade. Entrar em contato, nas reuniões, com diversos cursos e projetos ampliou minha visão e evidenciou o caráter interdisciplinar da pesquisa”, garantiu. E completou: “A vivência dos desafios do estudo, agravados pela pandemia, reforçaram a resiliência necessária para tocar um projeto. Discussões, um ambiente agradável e temáticas atuais definem os momentos de reunião! Ao final, ao ver o projeto concluído sob a conjuntura do nosso cenário nacional, posso dizer que é mais que necessária a alfabetização científica. #pesquisasalvavidas".
As reuniões têm como objetivo orientar alunos e professores a refletirem no interior de seus projetos tendo em foco os ODS 4 - Educação de Qualidade. Nessa perspectiva, são indicados filmes, músicas, leituras de artigos científicos nacionais e internacionais para ampliarem o modo como dialogam com seu objeto de pesquisa.
Além das reuniões semanais com a Equipe NEPI, com cursos e discussões sobre pesquisa científica, os alunos participam do “Café com Ciência”, um encontro quinzenal descontraído para conversar e debater sobre os mais diversos temas e assuntos.
Todas essas ações têm se desenvolvido na modalidade digital. Professores e alunos e professores estão convidados a enviar o resultado de suas iniciações científicas com um artigo científico para publicação na revista científica do Grupo UniEduk - Intellectus Revista Acadêmica Digital.
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