Uma grande oportunidade para quem quer fazer acontecer

Prof. Dr. André Lisboa Rennó destaca como a atualização constante é relevante

A crise sanitária iniciada em 2020 ganhou proporções globais e transformou rapidamente nossa forma de trabalhar, aprender, se relacionar e experimentar. Os efeitos econômicos e psicológicos já são sentidos por consumidores, empresas e colaboradores e se estenderão pelos próximos anos. A rápida mudança que vivenciamos pode ser comparada às mudanças geradas em grandes crises econômicas e conflitos em larga escala do passado. Somos testemunhas de um momento que será lembrado em nossos livros de História.

A curto prazo, um dos efeitos foi o aumento do desemprego. A forte queda da economia fez com que as empresas repensassem suas formas de acesso ao mercado e revisassem seus planos de expansão. Para navegar em mares desconhecidos, os empregadores precisarão contar com profissionais que possuam formação e competências diferenciadas. E esses mesmos colaboradores, preparados para esse momento de adversidade, têm uma oportunidade de ouro para se firmar nesse novo mundo em rápida transformação.

O profissional que terá destaque será aquele capaz de conectar a experiência do cliente presencial à digital. O comércio eletrônico e o relacionamento por meio de canais digitais nas dezenas de redes sociais ainda são novidades para a maioria das empresas no Brasil. Mesmo nas corporações, nas quais essas práticas já estão consolidadas, há um grande espaço para melhoria. O digital não substituirá o presencial, mas transformará (e completará) a experiência que já existe. Para ser capaz de fazer essa transformação digital, o profissional precisará entender as jornadas do ciclo de atividade do cliente, ter conhecimento profundo do funcionamento das áreas e do negócio da empresa e, além de tudo isso, ser capaz de vender ideias internamente para redesenhar processos já consolidados. A “mudança de chave” em uma loja que vende fisicamente para o e-commerce, por exemplo, passa por todas essas fases.

Esse mesmo profissional deverá ter a maturidade de trabalhar em regime de home office, seja em tempo integral ou em regime híbrido. A mudança brusca não permitiu que empregadores e colaboradores fizessem essa evolução de forma ordenada e gradual. Trabalhar em casa traz benefícios, tais como a substituição do tempo perdido no trânsito para atividades de lazer, porém, exige o comprometimento para as atividades da casa não atrapalharem o desempenho profissional no horário comercial. Ter a responsabilidade de executar tarefas sem fiscalização presencial é algo que não se encontra em todos os profissionais.

Estar preparado para aproveitar essas oportunidades que surgem no “novo normal” requer uma característica fundamental: vontade de fazer acontecer. Fazer acontecer em um projeto, na sua área, na sua empresa ou na sua sociedade. E a primeira transformação que o profissional deve fazer é interna, para ele mesmo, que é sua preparação para ser protagonista desse novo mundo em construção.

A melhor forma de se preparar é investir na sua formação. A Internet oferece diversos cursos gratuitos e de qualidade, que são complementares aos cursos de pós-graduação em instituições que são referência no ensino. Esses tipos de formação se complementam. A primeira traz cursos rápidos consumidos na plataforma que o usuário deseja. Já a segunda traz conhecimento profundo em uma área, necessário para entender o cliente e os processos, áreas e o core de um negócio. Traz também o aumento da rede de contatos, que aumenta suas chances nas oportunidades que aparecem e a construção de pontes com os outros alunos. Para mudarmos algo, é necessário o trabalho coletivo, que requer venda de novas ideias, que precisa de laços sólidos de confiança. E outro benefício de investir seu tempo em bons cursos de pós-graduação é o aumento da maturidade e do senso de responsabilidade, características visadas nos processos seletivos, essenciais no novo modelo de trabalho.

Para ser protagonista da história em construção, faça acontecer! E para isso, comece investindo em você!

 

Dr. André Lisboa Rennó – Farmacêutico generalista, mestre, doutor e pós-doutor em Farmacologia pela Unicamp. Especialista em teorias psicanalíticas. Coordenador dos cursos de pós-graduação e de graduação em Farmácia do Grupo UniEduK. 

 

Confira notícias sobre a Pós-Graduação do Grupo UniEduK

Pular para o conteúdo