A imagem mostra os alunos durante o projeto fábrica de blocos.

Utilizando impressora 3D, alunos de Engenharias e Ciência da Computação do Grupo UniEduK constroem fábrica de blocos

Iniciativa multidisciplinar dos cursos de Engenharia e de Ciência da Computação do Grupo UniEduK visa à construção de uma fábrica de blocos sustentáveis

Os alunos do primeiro semestre dos cursos das Engenharias e Ciência da Computação do Grupo UniEduK apresentam o Projeto Fábrica de Blocos. A iniciativa visa à produção de blocos de construção sustentáveis feitos a partir da mistura de água com solo ou outros resíduos naturais e recicláveis, que não passa pelo processo de queima, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Até o momento, os estudantes já desenvolveram o layout da fábrica com auxílio das ferramentas AutoCad, Solid Edge e Arduino para programação da automação e realizaram a montagem de protótipos das máquinas, utilizando técnicas de impressão 3D e corte a laser.

De acordo com o docente responsável pela inciativa, professor Thiago Silva, a multidisciplinaridade do projeto se mostra na distribuição de tarefas entre os cursos. “Os alunos da Engenharia de Produção estão planejando o processo produtivo, já os de Engenharia Civil estão desenhando todo o layout da construção da fábrica, enquanto os de Engenharia de Automação planejaram a automação do processo de construção dos blocos”, explica.

O estudo do processo para fabricação de um bloco sustentável e da construção do layout da fábrica possibilita aos alunos ingressantes o primeiro contato com as técnicas de engenharia que eles desenvolverão durante todo o curso. Além disso, o exercício também propicia o trabalho multidisciplinar em equipe, uma vez que envolve os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.Ainda, o gestor do curso de Engenharia de Produção, professor Sílvio Cavallari, afirma que este tipo de atividade também pode beneficiar a sociedade, já que visa à sustentabilidade e preservação do planeta.

O retorno desses projetos é a formação de alunos comprometidos com o mundo ao seu redor e conscientes de seu papel na sociedade”, finaliza o docente.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso ocorre, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo