Agende uma visita!

Aluna do Grupo UniEduK comemora apresentação de TCC em Congresso Internacional de Arquitetura

Projeto apresentado oferece soluções na área da Saúde e reforça o papel do arquiteto em várias áreas da sociedade

Para a aluna Anna Francischinelli, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK, o mês de julho de 2021 vai ficar marcado como um período muito especial. Foi nessa ocasião que a futura arquiteta viu seu projeto acadêmico ganhar destaque em um dos maiores eventos do setor. Com orientação da professora Elena Furlan da França, gestora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a estudante participou do  27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA RIO 2021, realizado pela primeira vez no Brasil, nos dias 18 a 22 de julho, no Rio de Janeiro. 

Intitulado CHE – Cápsula Hospitalar Emergencial, o projeto foi selecionado para o Eixo “Mudanças e Emergências” para ser apresentado e discutido durante o evento. Este trabalho foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna, que teve como objetivo oferecer uma alternativa para dar suporte aos hospitais em época de pandemia, como a do Coronavírus que estamos vivendo e  também auxiliar cidades que não dispõem dessa infraestrutura hospitalar. 

O projeto propôs uma cápsula hospitalar que funciona através de módulos compactos e funcionais, de fácil montagem, que compõem uma estrutura hospitalar de maneira sustentável e autossuficiente, podendo ser implantado em locais com topografia diversa. A orientadora do TCC  inscreveu a aluna para participar do Congresso, além de ajudar com a apresentação. Segundo a docente, “É muito importante quando o aluno de arquitetura e urbanismo já tem uma consciência do papel social da arquitetura e desde a sua formação estuda e aplica formas para melhorar a vida das pessoas. Eu fiquei muito feliz e satisfeita com o desenvolvimento da aluna e com o resultado do trabalho”

“De alguma maneira, pude servir de inspiração para as pessoas terem um novo olhar para a Arquitetura, saindo do convencional e achando outras formas de solucionar problemáticas que a profissão nos traz. É um orgulho ver meu trabalho reconhecido, principalmente quando se trata de salvar vidas, que no final das contas, é o que mais importa! Com certeza, isso me trará ótimas oportunidades na minha carreira acadêmica”, disse Anna. 

Segundo a futura arquiteta, o Grupo UniEduK teve papel fundamental nesta conquista. “Tenho um carinho especial pela universidade. Tive um ótimo ensino e consegui absorver muito conhecimento através da metodologia de ensino. Sempre fui estimulada a fazer meu melhor e ser ousada nos projetos, e isso me trouxe uma sensibilidade que, na Arquitetura, é fundamental. Precisamos saber sobre o que acontece no mundo, na sociedade e com as pessoas. Afinal, nosso trabalho é melhorar a qualidade de vida delas”, contou. A apresentação está disponível no canal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU). O projeto da aluna Anna está aos 28min20seg: https://youtu.be/Zz8Gz9UPBPg

Acesse também o projeto clicando aqui.

 

Confira notícias sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo UniEduK

Skip to content