
Exercício foi realizado na parede de escalada da UniFAJ em Jaguariúna
Em aula prática, os alunos do curso híbrido de Educação Física do Grupo UniEduK praticaram escalada. A atividade foi desenvolvida dentro do projeto “Vivências práticas da Educação Física moderna”, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a modalidade olímpica em questão.
O exercício, que foi realizado na parede de escalada da UniFAJ, em Jaguariúna, contou com o auxílio do professor convidado e escalador Alex Barletta.
Barletta é autor do Atlas Fotográfico de Anatomia Brasileiro pela Editora Pearson Education e tem uma vasta experiência em escalada, como a do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, em Teresópolis – RJ, uma formação rochosa com 1.692 metros de altitude, a do Pão de Açúcar – RJ, formação rochosa com 396 metros de altitude, a do Marumbi – PR, cadeia de montanhas com 1.539 metros de altitude, a da Pedra do Elefante, Andradas – MG, com 1470 metros de altitude e a da Pedra do Baú – MG, com 1950 metros de altitude.
De acordo com o docente responsável pela iniciativa, prof. Marcelo Dias Lopes, a aula foi bastante produtiva, com participação efetiva dos alunos, inclusive com a significativa escalada da gestora acadêmico do curso, profª Luciane Sandrini Dias, que foi a primeira a subir, chegando ao topo da parede e, dessa forma, incentivando e encorajando os alunos a desbravar a parede de escalada e a explorar essa modalidade não convencional da Educação Física.
“Durante a execução dessa modalidade esportiva apresentada aos nossos alunos do EAD, puderam vivenciar as habilidades socioemocionais que conectaram a capacidade de cada aluno a lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos, solucionar problemas e confiar no próximo, usufruindo da inteligência emocional, hábitos da mente e soft skills!”, afirmou a gestora do curso EAD híbrido de Educação Física.
Poucos esportes demandam habilidades como a escalada. Fatores como aptidões físicas (força, resistência, flexibilidade), aspectos psicológicos (concentração, motivação, medo), coordenação motora, entre outros, demandam uma boa performance em escalada.
A melhor execução de qualquer movimento em escalada é a que requer menor esforço.
Além disso, a aula de escalada abriu os horizontes sobre a atuação do profissional de Educação Física, o que é muito importante para a sua formação acadêmica.
“Entre os esportes olímpicos que praticamente todas as pessoas podem praticar está a escalada. É uma modalidade que estreou na competição este ano e traz muitos benefícios à saúde física e mental. Mesmo quem tem medo de altura, pode se aventurar nas paredes. A atividade, inclusive, ajuda muitas pessoas a superarem esse trauma, já que é realizada em um ambiente controlado e seguro”, finaliza a docente.
Confira notícias do curso de Educação Física do Grupo UniEduK
- “Estruturação do treino e sua prática” é tema de palestra ao curso de Educação Física
- Educação Física do Grupo UniEduK recebe convidados para aula prática
- Curso de Educação Física realiza prática de composição coreográfica