Agende uma visita!

A imagem mostra os alunos, em frente à parede de escalada da UniFAJ utilizada para a aula de escalada.

Alunos do curso de Educação Física EAD – híbrido praticam escalada em aula prática

Exercício foi realizado na parede de escalada da UniFAJ em Jaguariúna

Em aula prática, os alunos do curso híbrido de Educação Física do Grupo UniEduK praticaram escalada. A atividade foi desenvolvida dentro do projeto “Vivências práticas da Educação Física moderna”, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a modalidade olímpica em questão. 

O exercício, que foi realizado na parede de escalada da UniFAJ, em Jaguariúna, contou com o auxílio do professor convidado e escalador Alex Barletta. 

Barletta é autor do Atlas Fotográfico de Anatomia Brasileiro pela Editora Pearson Education e tem uma vasta experiência em escalada, como a do Dedo de Deus,  na Serra dos Órgãos, em Teresópolis – RJ, uma formação rochosa com 1.692 metros de altitude, a do Pão de Açúcar – RJ, formação rochosa com 396 metros de altitude, a do Marumbi – PR, cadeia de montanhas com 1.539 metros de altitude, a da Pedra do Elefante, Andradas – MG, com 1470 metros de altitude e a da Pedra do Baú – MG, com 1950 metros de altitude.

De acordo com o docente responsável pela iniciativa, prof. Marcelo Dias Lopes, a aula foi bastante produtiva, com participação efetiva dos alunos, inclusive com a significativa escalada da gestora acadêmico do curso, profª Luciane Sandrini Dias, que foi a primeira a subir, chegando ao topo da parede e, dessa forma, incentivando e encorajando os alunos a desbravar a parede de escalada e a explorar essa  modalidade não convencional da Educação Física.

“Durante a execução dessa modalidade esportiva apresentada aos nossos alunos do EAD, puderam  vivenciar as habilidades socioemocionais que conectaram a capacidade de cada aluno a  lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro,  ser capaz de colaborar, mediar conflitos, solucionar problemas e confiar no próximo, usufruindo da inteligência emocional, hábitos da mente e soft skills!”, afirmou a gestora do curso EAD híbrido de Educação Física.

Poucos esportes demandam habilidades como a escalada. Fatores como aptidões físicas (força, resistência, flexibilidade), aspectos psicológicos (concentração, motivação, medo), coordenação motora, entre outros, demandam uma boa performance em escalada. 

A melhor execução de qualquer movimento em escalada é a que requer menor esforço.

 

Além disso, a aula de escalada abriu os horizontes sobre a atuação do profissional de Educação Física, o que é muito importante para a sua formação acadêmica.

“Entre os esportes olímpicos que praticamente todas as pessoas podem praticar está a escalada. É uma modalidade que estreou na competição este ano e traz muitos benefícios à saúde física e mental. Mesmo quem tem medo de altura, pode se aventurar nas paredes. A atividade, inclusive, ajuda muitas pessoas a superarem esse trauma, já que é realizada em um ambiente controlado e seguro”, finaliza a docente. 



Confira notícias do curso de Educação Física do Grupo UniEduK

 

Skip to content