A imagem mostra os alunos, em frente à parede de escalada da UniFAJ utilizada para a aula de escalada.

Alunos do curso de Educação Física EAD - híbrido praticam escalada em aula prática

Compartilhe
A imagem mostra os alunos, em frente à parede de escalada da UniFAJ utilizada para a aula de escalada.
Exercício foi realizado na parede de escalada da UniFAJ em Jaguariúna

Em aula prática, os alunos do curso híbrido de Educação Física do Grupo UniEduK praticaram escalada. A atividade foi desenvolvida dentro do projeto “Vivências práticas da Educação Física moderna”, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a modalidade olímpica em questão. 

O exercício, que foi realizado na parede de escalada da UniFAJ, em Jaguariúna, contou com o auxílio do professor convidado e escalador Alex Barletta. 

Barletta é autor do Atlas Fotográfico de Anatomia Brasileiro pela Editora Pearson Education e tem uma vasta experiência em escalada, como a do Dedo de Deus,  na Serra dos Órgãos, em Teresópolis – RJ, uma formação rochosa com 1.692 metros de altitude, a do Pão de Açúcar – RJ, formação rochosa com 396 metros de altitude, a do Marumbi – PR, cadeia de montanhas com 1.539 metros de altitude, a da Pedra do Elefante, Andradas – MG, com 1470 metros de altitude e a da Pedra do Baú – MG, com 1950 metros de altitude.

De acordo com o docente responsável pela iniciativa, prof. Marcelo Dias Lopes, a aula foi bastante produtiva, com participação efetiva dos alunos, inclusive com a significativa escalada da gestora acadêmico do curso, profª Luciane Sandrini Dias, que foi a primeira a subir, chegando ao topo da parede e, dessa forma, incentivando e encorajando os alunos a desbravar a parede de escalada e a explorar essa  modalidade não convencional da Educação Física.

“Durante a execução dessa modalidade esportiva apresentada aos nossos alunos do EAD, puderam  vivenciar as habilidades socioemocionais que conectaram a capacidade de cada aluno a  lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, relacionar-se com o outro,  ser capaz de colaborar, mediar conflitos, solucionar problemas e confiar no próximo, usufruindo da inteligência emocional, hábitos da mente e soft skills!”, afirmou a gestora do curso EAD híbrido de Educação Física.

Poucos esportes demandam habilidades como a escalada. Fatores como aptidões físicas (força, resistência, flexibilidade), aspectos psicológicos (concentração, motivação, medo), coordenação motora, entre outros, demandam uma boa performance em escalada. 

A melhor execução de qualquer movimento em escalada é a que requer menor esforço.

 

Além disso, a aula de escalada abriu os horizontes sobre a atuação do profissional de Educação Física, o que é muito importante para a sua formação acadêmica.

“Entre os esportes olímpicos que praticamente todas as pessoas podem praticar está a escalada. É uma modalidade que estreou na competição este ano e traz muitos benefícios à saúde física e mental. Mesmo quem tem medo de altura, pode se aventurar nas paredes. A atividade, inclusive, ajuda muitas pessoas a superarem esse trauma, já que é realizada em um ambiente controlado e seguro”, finaliza a docente. 



Confira notícias do curso de Educação Física do Grupo UniEduK

 

O que acontece na UniEduK

Grupo UniEduK | 1999-2024 | Todos direitos reservados ©