A imagem mostra os estudantes de Engenharia Civil em atividade de gestão de projetos.

Alunos de Engenharia Civil desenvolvem habilidades para gestão de projetos

Durante atividade prática, alunos do curso de Engenharia Civil aprenderam como fazer a gestão de projetos da melhor forma

Com o intuito de adquirir novas habilidades, os alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK desenvolveram uma Atividade Prática Supervisionada (APS), na qual fizeram gestão de projetos por meio de uma Estrutura Analítica de um Projeto (EAP).

Os estudantes, divididos em grupos, definiram quais seriam os projetos trabalhados por cada um. Um dos grupos, por exemplo, decidiu trabalhar com o projeto de um resort, já, outro, com um galpão comercial. Depois de decididas as construções, os estudantes tiveram o desafio de aplicar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

A EAP é um método de subdivisão do projeto em partes menores, que podem ser gerenciadas mais facilmente. O objetivo da organização é otimizar os processos do projeto e, ainda, facilitar a apuração dos tópicos necessários para sua concretização.

De acordo com a docente responsável, professora Marinara Moura, com a atividade os alunos desenvolveram uma visão estruturada das principais entregas dos projetos, o que possibilita o desenvolvimento de etapas posteriores, como, por exemplo, a gestão do cronograma e do orçamento.

Assim, os futuros engenheiros civis entrarão no mercado de trabalho com a noção da importância da gestão dos projetos. Na profissão, o método desenvolvido na aula prática é de grande valia, podendo ser um bom aliado em grandes projetos.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH) mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Um dos fatores que conduzem a este alto índice é porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire uma habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia Civil do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo