Alunos de Engenharia de Produção analisam qualidade do Laboratório de Usinagem do Grupo UniEduK

Alunos do quinto semestre de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK colocaram em prática os conceitos do Diagrama de Ishikawa e 5W2S para análise do laboratório de usinagem

A fim de ampliar os conhecimentos sobre a disciplina Engenharia de Qualidade, os alunos do quinto semestre de Engenharia de Produção participaram de uma aula prática.  Acompanhados pelo professor Fernando Freitas, os estudantes analisaram o Laboratório de Usinagem do Grupo UniEduK.

De acordo com o docente responsável, primeiramente, foi realizado o levantamento fotográfico dos pontos importantes do laboratório. Na sequência, os estudantes propuseram melhorias no layout dos equipamentos, da segurança do ambiente e circulação de alunos no local. Toda a análise foi baseada nas ferramentas de Qualidade Diagrama de Ishikawa e 5W2H.

As ferramentas da qualidade são técnicas gerenciais utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções de problemas que interferem no perfeito funcionamento do ambiente de trabalho.

O Diagrama de Ishikawa é um gráfico que auxilia na organização do raciocínio em discussões de um problema prioritário, especialmente na produção industrial. Já a ferramenta 5W2H consiste em questões utilizadas para compor planos de ação, com foco principal na definição de tarefas eficazes e seu acompanhamento. O nome “5W2H” deriva das perguntas em inglês sobre o projeto a ser analisado: o que, por que, quem, quando, onde, como e quanto custará.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação, até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso ocorre, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias do curso de Engenharia de Produção do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo