Alunos de Engenharia Elétrica do Grupo UniEduK aprendem na prática sobre Comunicação de Dados

O sétimo semestre do curso de Engenharia Elétrica do Grupo UniEduK participou de uma aula prática sobre conversores de sinais, para Comunicação de Dados

Em uma aula prática, os alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Elétrica aprenderam sobre conversores e Comunicação de Dados. Acompanhados pelo professor Felipe Henrique, os estudantes foram desafiados a montar linhas de transmissão de dados, gerar sinais, e analisar o sinal ao final do circuito.

De acordo com o docente responsável pela atividade, a prática tem como objetivo demonstrar como a transmissão de sinais  é executada quando há comutação do enlace de comunicação e a conversão de sinais analógicos em digitais. “O sistema com Hierarquia Digital Plesiócrona (PDH) foi desenvolvido com base na divisão de canais de comunicação para serviços de voz nas décadas de 60 e 70. Hoje, o seu estudo é essencial para o entendimento de sistemas de telefonia, conversão de sinais analógicos para digitais e de digitais para analógicos, divisão de canais e comutação de enlaces”, explica o professor Felipe sobre a importância do tópico abordado.

Para o entendimento dos alunos, a aula foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa foi realizada a comunicação de dados utilizando diodos emissores de luz e fototransistores receptores de luz, para que pudessem verificar distorções nos sinais do circuito receptor.

A segunda etapa da prática consistiu na construção de um circuito que simula um canal de uma rede PDH. “O circuito transmissor envia sinais analógicos que são convertidos para digitais em um conversor analógico-digital (ADC), essa etapa é feita por um controlador Arduino”, conta o professor Felipe sobre a conversão de sinais que os alunos realizaram em classe.

Tendo em vista todo o processo da prática, nota-se que os estudantes de Engenharia Elétrica abordaram diversos conceitos integrados em uma só aula: Codificação, transmissão de dados, comunicação de dados, sistemas de telefonia e sinais luminosos e conversores de sinais ADC e DAC.

Por fim, o professor Felipe Henrique conclui: “Os temas abordados na aula são fundamentais para que o engenheiro conheça diferentes sistemas de comunicação, como a transmissão de sinais elétricos por cabos e sinais luminosos por fibra óptica, codificação do pulso de voz em uma palavra digital e a divisão de canais por tempo. Os tópicos aplicados reforçam a necessidade que a sociedade apresenta diante dos sistemas de comunicação e ilustram como esses sistemas são implementados fisicamente”.

 

Confira notícias do curso de Engenharia do Grupo UniEduK:
Pular para o conteúdo