Alunos de Engenharia montam circuito amplificador de pequenos sinais

Estudantes montaram circuito amplificador de pequenos sinais com transistores, que é utilizado desde sinais de sensores até de sistemas de áudio

A fim de colocar os conhecimentos teóricos em prática, os alunos dos quintos semestres dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica montaram circuitos amplificadores de sinais utilizando transistores. Orientados pelo professor Lucas Costa, na disciplina Eletrônica ll, os estudantes construíram o sistema capaz de amplificar até sinais de som.

Na atividade, os alunos simularam o circuito, compararam com o conteúdo desenvolvido em aula e, acima de tudo, montaram.  De acordo com o docente responsável, esta oportunidade permitiu que os estudantes vissem que os resultados, tanto da teoria quanto da simulação, estão de acordo com o que foi medido no circuito construído em aula.

Segundo o professor Lucas, a atividade está vinculada ao desenvolvimento de um projeto de sensoriamento de uma estação de tratamento de águas, em parceria com os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. “Este circuito pode ser usado para amplificar os sinais dos sensores usados no projeto”, justifica o docente.

Porém, além da utilização em sensores, como no caso do projeto multidisciplinar, este tipo de circuito pode ser utilizado de diversas outras formas, para amplificar outros tipos de sinal, por exemplo, um sinal de som.

O exercício proporcionou o desenvolvimento de habilidades de montagem, uso de instrumentos de medida e comissionamento de circuitos eletroeletrônicos. “Essa iniciativa faz com que os alunos possam praticar a montagem de circuitos elétricos e que possam medir as grandezas físicas relacionadas ao circuito para verificação de seu funcionamento”, conta o docente responsável.

O conceito colocado em prática na aula é de grande valia para o desenvolvimento das profissões, já que é amplamente utilizado no mercado de trabalho. Dessa forma, com a metodologia de ensino do Grupo UniEduK, os alunos saem da graduação capacitados para exercer a profissão da melhor forma.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

EMPREGABILIDADE

Outro dado importante do Grupo UniEduK é que mais de 90% de seus alunos conquistam um emprego em sua área de atuação até antes mesmo de concluírem a graduação. Isso, porque diversos cursos oferecem as certificações intermediárias, ou seja, ao concluir um conjunto de disciplinas, o aluno adquire habilitação parcial em um determinado assunto, podendo já atuar naquela área.

 

Confira notícias dos cursos de Engenharia do Grupo UniEduK
Pular para o conteúdo