Alunos de Gastronomia do Grupo UniEduK realizam provas do semestre de forma prática

Provas de três disciplinas do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK aconteceram de forma prática, avaliando as técnicas dos estudantes

 

A fim de avaliar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e demonstrativas, os alunos do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK realizaram provas práticas em três disciplinas. Nos exercícios propostos, cada aluno pôde apresentar pratos e demonstrar competências da cozinha que dominam.

 

Na disciplina Bases de Confeitaria e Panificação, os estudantes deveriam aplicar corretamente as técnicas apreendidas em sobremesas clássicas. Diferentes receitas foram distribuídas pelos grupos, e cada deles um deveria elaborar ficha técnica, plano de ataque, descrever história e conceitos da sobremesa. Além disso, os alunos foram desafiados a criar uma decoração para tortas, planejar a compra de insumos e, por fim, apresentar o trabalho ao professor.

 

De acordo com o docente responsável pela avaliação, o gestor acadêmico e professor Sérgio Rischiotto, os critérios avaliados foram a higiene, sabor e decoração da sobremesa, ficha técnica e o trabalho em equipe.

 

“A prática foi muito positiva e agregou muito aos alunos, uma vez que puderam compreender a aplicação das técnicas executadas no decorrer do bimestre, produzindo tortas e sobremesas clássicas da confeitaria mundial”, explica o professor.

 

Já na disciplina Bases de Cozinha Quente, a proposta era que os estudantes de Gastronomia entregassem duas preparações de sopas. Assim como na primeira prova prática, o trabalho deveria entregar toda a ficha técnica dos pratos, além da preparação em si.

 

O docente responsável pela disciplina, professor Tibério Gil, se mostra feliz com os resultados. “A prática foi construtiva, pois, dessa forma, eles puderam ter uma visão ampla do processo como um todo, desde a concepção até a finalização”, comenta.

 

Por fim, a última prova prática enfrentada pelos futuros chefs de cozinha foi da disciplina que aborda a História Gastroeconômica. Nessa atividade, cada grupo de alunos deveria criar um estabelecimento fictício e produzir um cardápio completo, seguindo os conceitos, temas e propostas do estabelecimento e o período da história que foi sorteado.

 

Nessa matéria, são abordadas as mudanças que a profissão sofreu ao longo dos períodos da história, desde a gastronomia pré-histórica, passando pela era clássica e chegando na gastronomia contemporânea. É importante para que o aluno perceba como os hábitos, técnicas e utensílios evoluíram ao longo dos anos.

 

Diferente das avaliações anteriores, a entrega deste trabalho foi feita em modelo de seminário, com apresentação de slides e cartazes com os conteúdos pesquisados, o prato ilustrado e o tema apresentado.

 

“Tudo isso faz o aluno conhecer e analisar a trajetória da Gastronomia desde a pré-história até a idade contemporânea, bem como identificar os movimentos frente a novos insumos, equipamentos, utensílios e técnicas”, conta o docente responsável pela prática, Felipe Santos.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Todas as instituições de ensino que compõem o Grupo UniEduK priorizam as aulas práticas desde o primeiro dia de aula em todos os cursos a fim de preparar o aluno para sua futura atuação profissional. Para isso, desenvolve, nas unidades de Jaguariúna (UniFAJ), de Indaiatuba (UniMAX) e Holambra (FAAGROH), mais de 1.700 aulas práticas por mês.

 

 

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